Os deputados Abdala Fraxe (Avante) e Fausto Júnior (União) estiveram no 5º Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam) realizado no auditório Berlamino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na nesta sexta-feira (4/4) onde falaram da importância do evento para a produção legislativa, tanto para a capital quanto para o interior.
Abdala Fraxe (Avante), que é segundo-vice presidente na Assembleia Legislativa do Amazonas, exaltou a oportunidade de estar participando do Feclam e salientou a importância do evento. “Na verdade, é uma importância muito grande que é dada aqui para os vereadores, principalmente os de primeiro mandato, que eles vêm para cá e começam a ter uma atenção especial no trato do Legislativo, na formulação das leis, das indicações, dos requerimentos”, explicou.
Leia mais
Vereadores do Amazonas falam do cotão, articulações e oficinas no Feclam 2025
Abdala também citou o trabalho dos vereadores do interior. “Isso faz com que a produção legislativa no interior não caia, as leis lá não sejam mal feitas fora da Constituição, para que depois não possam ser questionadas na Justiça. Tudo isso é importante para que o trabalho legislativo lá seja feito da melhor maneira possível”, concluiu.
O deputado federal Fausto Júnior (UB) apontou a importância do alinhamento entre os poderes legislativos para um trabalho conjunto.
“É muito importante que os poderes legislativos estejam aliados, estejam conversando e trabalhando em parceria e de forma conjunta. Quem tem a ganhar com isso realmente é a população, porque através do parlamento 100% da população está representada, no majoritário a maioria vence, mas no parlamento todos os campos da sociedade estão representados ali”.
Fausto Júnior também ressaltou que o Feclam é uma excelente oportunidade para os vereadores do interior do estado, que possuem obstáculos e limitações, poder abrir o diálogo com a Aleam.
“A gente sabe das dificuldades de logística, dificuldade de acesso realmente à informação que o interior tem, então é uma oportunidade muito importante para que a gente possa qualificar os parlamentares do interior do Amazonas, principalmente, e também ter essa troca de experiência, troca de informação para que veja o que está dando certo no outro município, o que pode ser implementado no seu”, disse Fausto Júnior.
O Feclam contou com a participação de representantes das Casas Legislativas dos 62 municípios do Estado. Realizado nos dias 3 e 4 de abril, o evento é uma iniciativa de cunho formativo que propicia o intercâmbio de experiências e a difusão de conhecimentos essenciais à atividade parlamentar.