Deputada do PL propõe projeto para acabar com cobrança do imposto de renda

Em meio às discussões sobre o aumento da faixa de isenção do imposto de renda, a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) apresentou um projeto que prevê a extinção total da cobrança do tributo, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.
De acordo com a parlamentar do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, o imposto foi criado com caráter temporário e já não cumpre sua função original.
Em sua justificativa, Zanatta defende que a cobrança “desestimula a produção, enfraquece a formalidade e reduz a própria arrecadação”.
Saiba mais:
- Senado aprova isenção do Imposto de Renda para até dois salários mínimos
- Após levar filha de 4 meses a protesto na Câmara, Júlia Zanatta é denunciada ao Conselho Tutelar
Enquanto isso, o governo federal busca avançar no Congresso Nacional com a proposta de aumentar a faixa de isenção para contribuintes que recebem até R$ 5 mil por mês.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a pauta ainda será discutida com os líderes partidários antes de ir à votação.
O tema é central para as contas públicas, já que o imposto de renda representou 27,4% de toda a arrecadação tributária em 2022, sendo uma das principais fontes de receita do Estado brasileiro.
