Em entrevista ao programa Tribuna Livre, da Rede Onda Digital, a deputada estadual Débora Menezes (PL), afirmou nesta quarta-feira (16/10) que poderá abrir mão de disputar a reeleição para a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em 2026, para concorrer à Câmara dos Deputados. Mas essa tentativa de mudança de rota na carreira política, segundo a parlamentar, dependerá de duas condicionantes.
A primeira seria o candidato do partido dela à Prefeitura de Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), conseguir ser eleito no segundo turno das eleições , no dia 27 deste mês, abrindo a vaga na Câmara para o suplente, o ex-deputado Alfredo Nascimento. A outra condição dependerá se o diretório estadual da legenda, comandado no Amazonas pelo próprio Nascimento, vai desejar que ela pleiteie nas urnas uma cadeira de deputada federal.
“Bom, depende muito do resultado [das eleições municipais em Manaus], né? Do que a gente vai ter nas urnas no dia 27 [de outubro]. A gente acredita muito na vitória do Capitão Alberto Neto e com isso naturalmente, a gente poderia ter ali uma vaga para deputado federal”, disse Menezes.
Em 2022, Débora Menezes obteve mais de 32 mil votos para assumir o primeiro mandato como deputada na Aleam. Caso não priorize a Câmara dos Deputados, no pleito daqui a dois anos, a candidatura para a reeleição será a única opção viável para a parlamentar.
“Eu fico muito à disposição do partido. Se o partido entender que a gente precisa de mais deputados federais mulheres de direita, que o Amazonas precisa contribuir desta forma, a gente pode tentar esse projeto […] Senão de fato vem a reeleição para deputado estadual”, completou.
Leia mais:
Débora Menezes condiciona eleições para deputada federal à vitória de Alberto Neto e Partido Liberal pic.twitter.com/jVyv5EtcoT
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) October 16, 2024