O prefeito David Almeida (Avante) começou, nesta quinta-feira (26), a “reconstrução de pontes” com os vereadores da Câmara Municipal de Manaus que, contra a vontade dele, elegeram Caio Andre (PSC) presidente da Casa. O prefeito apoiou discretamente a intenção do ex-presidente, vereador David Reis (Avante), de mudar a Lei Orgânica do Município (Lomam) para conseguir um novo mandato.
A manobra de Reis causou revolta na base aliada de Almeida e possibilitou a eleição de Caio Andre por 22 votos contra 19 dados a Elan Alencar (Pros), indicado pelo grupo mais próximo do prefeito. Com exceção dos vereadores Amon Mandel (Cidadania) e Rodrigo Guedes (Republicanos), os demais 20 vereadores integravam a base de David Almeida e votavam fielmente nas matérias de interesse dele na CMM. Até o ex-líder Marcelo Serafim entregou o posto e foi participar da articulação que levou Caio André até a presidência.
Após a eleição, em 5 de dezembro do ano passado, e a posse de Caio, agora em janeiro, o grupo se dividiu entre os que pretendem ter uma postura de independência crítica e os que voltarão a dialogar com David Almeida.
“Nosso problema era com um certo David (Reis) e não com o prefeito David Almeida”, ironizou um dos integrantes do grupo que pretende retomar o diálogo.
Já os que planejavam independência, destacou-se as posturas dos vereadores Lissandro Breval (Avante) e Capitão Carpê Andrade (Republicanos). Em dezembro eles fizeram denúncias sobre contratos de empresas com a prefeitura e falhas na prestação de serviços da gestão na área de infraestrutura.
Leia mais:
Grupo de Caio oscila entre governismo e oposição a David Almeida
Caio André diz que CMM não será uma extensão da Prefeitura
Conversa afiada
Pois foi justamente pelos vereadores mais afastados que começou a reconstrução das pontes. Nesta quinta-feira o secretário Municipal de Articulação Política, Walfran Torres, visitou a CMM, que está em recesso, e foi direto para uma conversa com Lissandro Breval. Nas redes sociais o vereador destacou a visita:
“Torres reforçou a cooperação entre poderes se colocando à disposição para auxiliar nas demandas solicitadas por nosso gabinete”, escreveu numa rede social e postou a foto sorrindo ao lado do secretário.
Walfran Torres também manteve conversas com o próprio Caio Andre, que igualmente postou nas redes sociais uma foto do encontro desta quinta-feira.