Uma nova pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira (04/04) indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu estancar a sequência de quedas na sua popularidade. O levantamento revela que a avaliação negativa do governo Lula, composta por eleitores que consideram a gestão “ruim” ou “péssima”, caiu de 41% em fevereiro para 38% agora em abril. Essa oscilação está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Ao mesmo tempo, houve um crescimento na avaliação positiva do governo petista. O número de brasileiros que classificam o governo como “ótimo” ou “bom” subiu de 24% para 29% no mesmo período. Apesar da melhora, a desaprovação do governo ainda supera a aprovação em quase 9 pontos percentuais, refletindo os desafios enfrentados pela atual administração junto à opinião pública.

Saiba mais:
- Após críticas à Janja, AGU define regras de viagens de cônjuges de presidentes da República
- VÍDEO: Eduardo Bolsonaro revela que dorme em colchão inflável e mostra lugar onde vive nos EUA
A categoria “regular”, que pode indicar tanto aprovação quanto desaprovação, permanece estável, com 32% dos entrevistados mantendo essa avaliação. Outros 1% não souberam ou preferiram não responder, uma leve queda em relação aos 2% registrados na pesquisa anterior.
Confira a seguir os números completos da pesquisa Datafolha sobre a avaliação do governo Lula:
-
Ruim/Péssimo: 38% (em fevereiro eram 41%);
-
Regular: 32% (sem alteração em relação a fevereiro);
-
Ótimo/Bom: 29% (em fevereiro eram 24%);
-
Não sabem: 1% (em fevereiro eram 2%).

Apesar da melhora nos índices, essa continua sendo a segunda pior avaliação do governo Lula desde o início do mandato, ficando atrás apenas dos dados registrados em fevereiro de 2025.

Metodologia da pesquisa
A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 1º e 3 de abril, com entrevistas presenciais com 3.054 pessoas com 16 anos ou mais, em 172 municípios de todas as regiões do país. O nível de confiança do levantamento é de 95%.
*Com informações de Poder360