As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Dan Câmara é autor de evento esportivo que estimula a cultura pela paz

O projeto é uma iniciativa do deputado estadual Dan Câmara e do deputado federal Silas Câmara
26/10/25 às 15:00h
Dan Câmara é autor de evento esportivo que estimula a cultura pela paz

(Foto: Divulgação/ Assessoria)

Em sua 2ª edição, as Olimpíadas pela Paz 2025, que acontecem nos dias 7 e 8 de novembro, são uma iniciativa do deputado estadual Dan Câmara (Podemos), em parceria com seu irmão, o deputado federal Silas Câmara (Republicanos), e realizadas pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (IEADAM).

Neste ano, as Olimpíadas serão promovidas em conjunto com o Congresso Estadual de Jovens da IEADAM, que traz o tema “Somos Jovens Avivados”. A união dos dois eventos em 2025 busca fortalecer valores espirituais, sociais, ambientais e esportivos, aliando a prática da evangelização ao estímulo de uma cultura de paz — em sintonia com as celebrações do Novembro Branco no Amazonas.

Em entrevista à Rede Onda Digital, Dan Câmara falou sobre o motivo de criar uma olimpíada voltada à comunidade evangélica.

“Criamos as Olimpíadas pela Paz como uma celebração do mês de mobilização pela cultura da paz no Estado do Amazonas. A lei que institui o ‘Novembro Branco’ é de nossa autoria e está diretamente relacionada com a segurança e a ordem pública. Tenho sempre dito que não se constrói uma sociedade segura apenas com ações policiais repressivas. O coletivo dos cidadãos precisa querer e fazer por onde viver em paz e em segurança. Conscientizar a todos de que essa construção coletiva é uma ação preventiva e necessária”, afirmou o deputado.

O parlamentar também destacou que a edição deste ano será ainda mais inclusiva, promovendo o diálogo e a convivência entre jovens, adultos e idosos, em busca da paz.

“O ideal olímpico dos jogos da era moderna fala em promover a paz, a integração e a união entre os países; criar e expandir relações de amizade através do entendimento mútuo; praticar o esporte sem discriminação de qualquer tipo e adotar o fair play. Isso tem tudo a ver com nossos propósitos para o ‘Novembro Branco’. Incluir os jovens, ocupando seu tempo de forma saudável, e também os idosos, evitando o ostracismo social e a depressão, estão entre nossos objetivos. A edição de 2025 será ainda mais inclusiva”, afirmou o parlamentar.


Saiba mais:

Refinaria baixa preços, postos aumentam e MPAM vê práticas abusivas de cartel

Wilson Lima repete tática de 2022, foca nas entregas e avança nas pesquisas para o Senado


Como funciona a competição

Segundo a equipe do deputado, o projeto tem como foco a promoção da paz entre jovens e membros da comunidade evangélica. Desde janeiro, mais de 3 mil atletas se inscreveram para as eliminatórias, com competições mensais que envolveram representantes de bairros, zonas de Manaus, membros da Assembleia de Deus e integrantes de comunidades.

As etapas preliminares vêm sendo realizadas desde os dias 17 a 19 deste mês, nas modalidades esportivas e culturais — vôlei, futsal, jiu-jitsu, taekwondo, dama, dominó, xadrez, dança, canto, teatro e bateria. A última etapa ocorrerá de 24 a 26 de outubro, na Vila Olímpica e no Auditório Canaã, localizado na avenida Rodrigo Otávio.

Revezamento da Tocha Olímpica pela Paz — 7 de novembro

A tocha percorrerá todas as regiões de Manaus, com saída às 10h do Templo Sede da Assembleia de Deus (av. Duque de Caxias, 340, Centro), em um ato de intercessão pela paz na capital. Tochas vindas de municípios do interior também se unirão ao evento.

Abertura

A cerimônia de abertura do Congresso e das Olimpíadas, incluindo o acendimento da Pira Olímpica, será realizada às 18h, na Arena Amadeu Teixeira (avenida Constantino Nery). Após a abertura, será iniciada a programação esportiva.

  • Corrida e Caminhada pela Paz: início às 6h, com largada na Ponta Negra.
  • Finais das Competições: a partir das 8h, na Arena Amadeu Teixeira e na Vila Olímpica.
  • Ministrações e Palestras: a partir das 14h, na Arena Amadeu Teixeira.
  • Encerramento e Premiação — 8 de novembro

A celebração dos campeões e o encerramento oficial acontecerão a partir das 18h, também na Arena Amadeu Teixeira.

Assista o vídeo da edição de 2024: