
Campanha de Conscientização do Glaucoma avança na Câmara de Manaus
Se aprovado, retorna ao plenário para votação final e, posteriormente, segue para sanção do prefeito, tornando-se lei

O Projeto de Lei n.º 081/2024, autoria da vereadora Yomara Lins (Podemos), que institui a Campanha de Conscientização sobre o Glaucoma na capital amazonense, avançou Câmara Municipal de Manaus (CMM), que aprovou por unanimidade o parecer favorável da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Conforme o documento, o intuito da campanha é alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do glaucoma, doença ocular que atinge cerca de 2% da população e é mais comum em homens e mulheres com mais de 40 anos. Quando não tratada, a doença pode levar à perda irreversível da visão.
“Precisamos estar atentos a essa doença. Informar a população sobre os cuidados preventivos é uma prioridade. Diagnóstico precoce salva visão e qualidade de vida”, destacou Yomara Lins.
O glaucoma é caracterizado pelo aumento da pressão intraocular, que danifica o nervo óptico. Entre os sintomas mais comuns estão a perda gradual da visão periférica e, em casos avançados, a cegueira total. Embora não tenha cura, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem impedir a progressão da doença.
Saiba mais:
Isenção do IR para salários de até R$ 5 mil deve ser discutido nos próximos dias
Carpê tem requerimento que pede lista de ruas asfaltadas recusado na CMM
O texto seguirá para análise da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento.