Hoje, dia 2, tem início o ano legislativo no Congresso Nacional: A Câmara e o Senado iniciam suas deliberações. Às 16h haverá sessão solene no plenário da Câmara com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL), do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux e do procurador-geral da República, Augusto Aras. A cerimônia será semipresencial, com deputados e senadores comparecendo presencialmente ou de maneira remota.
Veja mais:
Justiça suspende aumento do “cotão” da Câmara de Manaus
Pacheco pretende pautar votação no Senado para conter preço dos combustíveis
A sessão começará, como todos os anos, com leitura de mensagem presidencial, na qual se espera que o presidente Bolsonaro faça um balanço do seu governo em 2021 e indicar as prioridades para este ano.
Espera-se que este ano legislativo seja mais curto, em virtude do calendário eleitoral. Dentre as pautas que mais mobilizarão o Congresso destacam-se as 30 Medidas Provisórias que deverão ser votadas e a PEC dos combustíveis, iniciativa governamental para tentar frear os sucessivos aumentos de preços.
Na Câmara, os trabalhos serão conduzidos de forma remota pelo menos até o carnaval. Já no Senado, devido ao número menor de parlamentares, as atividades serão realizadas de modo semipresencial, e essa condição poderá ser reavaliada pelo presidente da casa quando necessário.
Via Agência Brasil.
Acompanhe nossas redes sociais