No primeiro mês de funcionamento do Comitê de Combate à Desinformação (CCD) do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), foram registradas 48 denúncias. Destas, após análise criteriosa, algumas foram encaminhadas à Polícia Federal para investigação mais aprofundada, enquanto outras não puderam avançar devido à falta de elementos necessários para apuração, como links ou números de WhatsApp dos divulgadores da suposta desinformação.
Consultada pela reportagem da Rede Onda Digital, a assessoria do TRE-AM informou que 27 denúncias resultaram em ações que culminaram na remoção de links das redes sociais Facebook e Instagram.
Saiba mais:
- Em ano de eleições, TSE lança centro para combater desinformação
- Presidente do TRE-AM convoca institutos de pesquisa eleitoral para reunião
O CCD recebe denúncias e aplica os procedimentos adequados para cada caso. Quando há elementos suficientes, as denúncias são transformadas em representações, que podem levar à retirada do conteúdo da internet e à instauração de processos para eventual aplicação de penalidades.
Segundo a assessoria, qualquer cidadão pode fazer sua denúncia através do link. Ao ser redirecionado ao site, o denunciante poder fornecer mais detalhes sobre o ocorrido. Confira abaixo: