O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) defendeu, em entrevista ao programa Tribuna Livre, da Rede Onda Digital, nesta terça-feira (01/10), a necessidade de um pacto em prol da pavimentação da BR-319. Ele destacou que o desenvolvimento da rodovia, que liga Manaus a Porto Velho, deve ser acompanhado de um compromisso com a preservação do meio ambiente, especialmente diante das mudanças climáticas atuais.
“Eu penso que nós podemos sim desenvolver um pacto em prol da BR-319 com o compromisso de preservar o meio ambiente”, declarou o deputado.
Dan ainda criticou a lentidão no cumprimento das promessas feitas pelo governo federal sobre a BR-319, mencionando que a rodovia foi anunciada como prioridade nos primeiros 100 dias de governo, mas os avanços concretos ainda não são visíveis.
“O anúncio que eu ouvi da visita do presidente da República aqui ao Estado, ele é um anúncio que se repete”, disse.
Durante a entrevista, o parlamentar apontou que a situação atual é preocupante devido à seca severa que afeta a região, impactando diretamente o abastecimento de produtos nas feiras e no comércio local.
“Hoje nós estamos vivenciando as ameaças climáticas, a seca severa, a estiagem severa, a seca extrema, e estamos ficando asfixiados, porque a única rota que possibilita essa integração e a chegada de insumos, produtos e alimentos”, afirmou.
O deputado reforçou que a pavimentação da estrada é um passo necessário para melhorar a infraestrutura e a economia da região, mas que deve ser feita de maneira equilibrada, respeitando os desafios ambientais.
Saiba mais:
- Quatro municípios na região da BR-319 concentram mais da metade da extração ilegal de madeira
- Pavimentação da BR-319 movimenta Aleam e rende farpas para Lula e Bolsonaro