O ex-deputado estadual Chico Preto, que atualmente ocupa o cargo de secretário do Partido Liberal (PL) no Amazonas, afirmou, em entrevista concedida na tarde desta sexta-feira (13/06) ao programa Tribuna Livre, da Rede Onda Digital, que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o principal nome da direita para disputar a Presidência da República em 2026, caso Jair Bolsonaro (PL) permaneça inelegível.
Durante a entrevista, Chico destacou o atual cenário político e a incerteza em torno da candidatura do ex-presidente, que tenta retornar à corrida presidencial, apesar da sua atual condição de inelegibilidade. Por conta disso, segundo ele, aliados já consideram possíveis substitutos que representem à direita nas próximas eleições.
“Se o Bolsonaro não for candidato — e já está até buscando um vice, chegou a convidar Alexandre de Moraes, que recusou —, entre os nomes cogitados está o de Tarcísio, que está em seu mandato como governador. O Ratinho Junior, por exemplo, não tem a mesma força. Vejo o Ratinho mais como centro-direita”, explicou Chico Preto.
Ainda nos bastidores da política, o ex-parlamentar deu pistas sobre por que Tarcísio desponta como o nome mais cotado para ocupar o espaço deixado por Bolsonaro.
“A gente não tem bola de cristal, mas há indicativos. O Kassab, que é o mentor político de Tarcísio em São Paulo e atual secretário de Governo, tem se posicionado claramente. Ele disse: ‘Se o Tarcísio concorrer ao Planalto, o PSD não lhe faltará’. Isso mostra que, se Tarcísio for candidato, é porque Bolsonaro não será”, afirmou Chico.
Saiba mais:
- Mauro Cid é detido, mas STF revoga prisão; entenda
- Ex-ministro do Turismo, Gilson Machado é preso pela PF no Recife
O secretário do PL também disse ver como certa a migração de Tarcísio de Freitas para o Partido Liberal, o que facilitaria o apoio direto de Bolsonaro à sua candidatura em 2026.
Chico ainda fez uma projeção sobre quem pode ser o sucessor político de Bolsonaro no longo prazo. Ele mencionou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) como uma das maiores promessas da direita brasileira, destacando sua atuação e força nas redes sociais, bem como sua identificação com o eleitorado conservador.
“Eu percebo que o Nikolas realmente é diferenciado. Espero que ele se mantenha nesse caminho, porque tem grandes chances. Quem sabe, após um mandato como governador de Minas Gerais”, concluiu Chico Preto.
Assista o vídeo: