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Número de chamadas automáticas cai pela metade em julho, diz Anatel

Número de chamadas automáticas cai pela metade em julho, diz Anatel

Órgão identificou 376 usuários que fizeram mais de 100 mil chamadas curtas em um dia. Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta quinta-feira (04) que o número de chamadas automáticas caiu para menos da metade após a regra que acabou com a gratuidade de ligações com menos de três segundos. A decisão, implementada em junho, tentou barrar o crescimento das robocalls, em que robôs disparam milhares de ligações por dia. As empresas tiveram 30 dias para se adequar às regras.

O volume de chamadas caiu de 1,21 bilhão na semana da publicação da medida, em 6 de junho, para cerca de 550 milhões na terceira semana de julho, uma queda de cerca de 55%. “Os dados semanais indicam queda consistente e constante no volume de chamadas curtas geradas nas redes dessas prestadoras”, disse a Anatel, em nota.

 

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Nos 30 dias anteriores à decisão, a Anatel identificou 376 usuários que fizeram mais de 100 mil chamadas curtas em um dia. Ao todo, foram 4,2 bilhões de ligações do tipo no período.

Segundo a agência, os principais agentes são empresas que oferecem infraestrutura de telecomunicações para centrais de atendimento, empresas de serviços especializados de teleatendimento, telemarketing e cobrança, empresas de telecomunicações e do setor financeiro (bancos, empresas de crédito e cobrança).

O órgão também incluiu no levantamento empresas de varejo, turismo, supermercados e entidades que pedem doações.

 

Via Gazeta Web