A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta quinta-feira (04) que o número de chamadas automáticas caiu para menos da metade após a regra que acabou com a gratuidade de ligações com menos de três segundos. A decisão, implementada em junho, tentou barrar o crescimento das robocalls, em que robôs disparam milhares de ligações por dia. As empresas tiveram 30 dias para se adequar às regras.
O volume de chamadas caiu de 1,21 bilhão na semana da publicação da medida, em 6 de junho, para cerca de 550 milhões na terceira semana de julho, uma queda de cerca de 55%. “Os dados semanais indicam queda consistente e constante no volume de chamadas curtas geradas nas redes dessas prestadoras”, disse a Anatel, em nota.
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Nos 30 dias anteriores à decisão, a Anatel identificou 376 usuários que fizeram mais de 100 mil chamadas curtas em um dia. Ao todo, foram 4,2 bilhões de ligações do tipo no período.
Segundo a agência, os principais agentes são empresas que oferecem infraestrutura de telecomunicações para centrais de atendimento, empresas de serviços especializados de teleatendimento, telemarketing e cobrança, empresas de telecomunicações e do setor financeiro (bancos, empresas de crédito e cobrança).
O órgão também incluiu no levantamento empresas de varejo, turismo, supermercados e entidades que pedem doações.
Via Gazeta Web