A Câmara dos Deputados realizará nesta quarta-feira (7/5) uma sessão especial em homenagem aos Bois Caprichoso e Garantido, maiores símbolos do Festival de Parintins, no Amazonas. O evento, realizado pelo segundo ano seguido, busca valorizar a cultura amazônica, reconhecendo o festival como patrimônio cultural.
Desde 1988, a festa é realizada no Bumbódromo da cidade que dá nome ao festival, celebra a rivalidade entre as cores azul e vermelho, símbolos dos dois bois, que ganham vida se enfrentando em uma competição espetacular.
Quem idealizou a proposta da homenagem foi o deputado federal licenciado Saullo Vianna (União Brasil). O deputado federal Pauderney (União) também deve comparecer para a solenidade devido ao licenciamento de Vianna e realizar a assinatura do evento.
A homenagem é um reconhecimento à importância do Festival de Parintins para a cultura do estado do Amazonas, além do movimento que causa na economia e no turismo da região.
“Essa sessão solene é mais do que uma homenagem ao Festival de Parintins — é uma estratégia importante para dar visibilidade nacional à nossa cultura e atrair ainda mais investimentos para o Amazonas”, disse Saullo Vianna à Rede Onda Digital.
Em 2024, o festival recebeu mais de 120 mil turistas e movimentou cerca de R$ 180 milhões em Parintins, gerando emprego, renda e oportunidades para milhares de pessoas.
“Tudo isso foi potencializado por articulações que realizamos aqui em Brasília, junto ao Ministério do Turismo, à Petrobras e aos Correios, que resultaram no maior patrocínio da história do festival: R$ 12 milhões em investimentos diretos. Esse apoio inédito demonstra o quanto a cultura amazônica tem valor e pode ser motor de desenvolvimento. O crescimento do Festival de Parintins é o crescimento do Amazonas“, completou o deputado federal licenciado para a Onda Digital.

Saiba mais:
Brahma lança latas temáticas para celebrar o Festival de Parintins 2025
Presidente da Câmara escolhe Amom para grupo de Código Brasileiro de Inclusão
Presenças na Câmara
Até o momento, estão confirmadas as presenças do presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, presidente do Boi Garantido, Fred Góes, de representantes oficiais dos bois, artistas, autoridades e parlamentares.
O ato contará com apresentações culturais, além das homenagens.