O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), fez um apelo às empresas e institutos de pesquisa que divulgam dados relacionados as eleições gerais de 2026, destacando seu nome como um possível candidato em um cenário. A declaração aconteceu nesta quarta-feira, 9/4, durante coletiva de imprensa.
À ocasião, David Almeida foi questionado pela imprensa sobre a corrida eleitoral para o governo do Amazonas, divulgada hoje, pelo RealTime1, onde mostra um empate técnico com o senador Omar Aziz (PSD), aliado do grupo politico e pré-candidato ao cargo no próximo ano.
“Vou fazer um apelo, para que donos de institutos de pesquisa não coloquem meu nome em pesquisas, eu não sou candidato. Então, o quê que eu peço, do jeito que foi a pesquisa hoje, se juntar aquele que eu vou apoiar com o meu aqui, é uma eleição de um turno, juntamente com o senador Eduardo Braga”, frisou o prefeito de Manaus.
“Não quero que coloque meu nome em pesquisa, não sou candidato”, dispara David Almeida pic.twitter.com/FXb579eg9a
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 9, 2025
Saiba mais:
Débora Mafra é a nova Ouvidora da Guarda Municipal e Gedeão Amorim o subsecretário de projetos
Marcelo Ramos prevê que Bolsonaro será preso e Lula vencerá eleições no 1º turno
Ainda de acordo com Almeida, seu grupo político está bem alinhado e coeso para tratar desse assunto e também de melhorias e investimentos para a população. E não é o momento de colocar seu nome em pesquisas eleitorais.
“Com relação a pesquisa, eu não quero me ater a ela. Estou só pedindo para que não coloque mais meu nome em nenhuma pesquisa”, frisou o prefeito.
Pesquisa para governo
Entre os dias 2 e 5 de abril de 2025, uma pesquisa eleitoral realizada pelo RealTime1, em Manaus, apontou empate técnico entre o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o senador Omar Aziz (PSD), caso concorressem ao governo do estado em 2026.
A pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (09/04) ouviu 1.500 eleitores, utilizando metodologia por cotas com base em dados do IBGE e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
David Almeida e Omar Aziz aparecem tecnicamente empatados com 28% das intenções de voto cada. A ex-vereadora Maria do Carmo (Novo) surge como terceira via, com 16%. Votos brancos e nulos somam 15%, enquanto 13% dos entrevistados ainda estão indecisos. De acordo com levantamentos anteriores do RealTime1, caso o cenário do interior do estado seja considerado, Omar Aziz teria vantagem sobre os adversários, abrindo uma diferença significativa.