Caio André Pinheiro de Oliveira assume o comando da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM). A informação foi confirmada pelo Governo do Amazonas. A nomeação de será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-AM) de 3 de fevereiro.
“É uma honra imensa voltar a servir o meu estado, agora à frente da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Agradeço ao governador Wilson Lima pela confiança e pela oportunidade de contribuir com essa missão tão importante”, disse o novo titular da SEC, Caio André.
O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) é advogado e já havia sido secretário de Estado quando comandou as então Secretaria de Estado de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) e Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar). Caio André também foi vereador de Manaus entre 2021 e 2024. De 2014 e 2016, ele também atuou como subsecretário de esporte, reunindo experiência de dez anos como gestor público.
Caio atuou no suporte jurídico a grupos culturais e na organização de eventos, como os blocos tradicionais Banda do Jacaré, Bloco dos Papudinhos, Pirão e Galo de Manaus, reforçando sua contribuição para o desenvolvimento e valorização cultural do estado.
“Reafirmo meu compromisso com o Amazonas e com todos os segmentos culturais que tornam nossa cultura tão rica e diversa. Estou aqui para trabalhar de forma alinhada, ouvir suas demandas e buscar as melhorias necessárias para fortalecer e valorizar ainda mais essa pujante riqueza cultural do nosso povo”, disse Caio.
Outras mudanças também foram anunciadas, dentre elas, Eliane Ferreira da Silva fica à frente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). A nomeação dela também sairá no DOE-AM, em 3 de fevereiro.
Eliane Ferreira é formada em Gestão Pública e também tem longa experiência à frente de pastas estratégicas, tendo sido secretária de Estado de Justiça e Cidadania (Sejusc) e de Assistência Social (Seas), além de secretária municipal em Manacapuru e Rio Preto da Eva.
Saiba mais:
Modelo de substituição de importações gera 21,5 bilhões de dólares em produção local em 2024
Henry Walber Dantas Vieira é o novo secretário executivo da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), responsável pelo Sine Amazonas e vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).
Henry também acumula experiência em gestão universitária e atuação em agências de fomento, e é doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e foi diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Manaus.