O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC), foi convidado hoje, 18, do programa Fiscaliza Geral. Ele forneceu atualizações sobre os trabalhos da CPI da Águas de Manaus, em andamento dentro da casa.
Ontem, ocorreu nova reunião dos parlamentares da CPI. Sobre essa reunião, André afirmou:
“Ontem ficou definido que no dia 24 ocorrerá a entrega do relatório final da CPI, após diligências, audiências públicas e investigações. A CPI está chegando à reta final, e no dia 25 estaremos apresentando um Termo de Ajustamento de Gestão, chamado TAG, assinado pela CMM, pela CPI, pela Ageman, a agência reguladora do serviço, e também pela Águas de Manaus e pela Prefeitura, que com certeza vai trazer muitos ganhos à população.
O primeiro deles, já posso adiantar aqui: quem não possui serviço de esgoto disponível na sua residência ou na sua rua, não vai pagar nada de esgoto”.
Leia mais:
Raiff Matos cria constrangimento ao trazer show de MC Pipokinha para plenário na CMM
Diego Afonso: “Ageman só aplicou 4 multas à Águas de Manaus em 1 ano”
André também confirmou que vai haver diminuição da polêmica taxa de esgoto cobrada pela concessionária:
“Vai haver diminuição sim. Não posso adiantar o tamanho dessa diminuição porque o termo ainda será ajustado e assinado, mas semana que vem saberemos o quanto será diminuído. Não será mais uma taxa de esgoto de 100%, isso posso garantir”.
O vereador também falou sobre uma maior transparência entre a concessionária e a população, como ganho imediato após a CPI:
“O TAG vai trazer uma série de obrigações, tanto para a agência reguladora quanto para a empresa, e a CMM também vai poder fazer essa fiscalização a partir da sua assinatura. Estaremos acompanhando, durante os próximos 4 anos, as intervenções viárias que a Águas de Manaus fará nas ruas da cidade, e como elas deverão ser feitas. Também vamos receber bimestralmente o balanço da empresa. Vamos participar e poderemos fiscalizar os atos da concessionária e da agência reguladora daqui para frente”.
Veja trecho da entrevista abaixo:
A entrevista completa com o vereador Caio André pode ser assistida aqui.