Brasil enviará ajuda humanitária à Faixa de Gaza, anuncia Janja

(Foto: Sérgio Lima/Poder360)
A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, anunciou nessa sexta-feira (17) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou o envio de alimentos, remédios e itens de primeira necessidade para a Faixa de Gaza, em meio à crise humanitária enfrentada pela população palestina.
“Nesse momento em que milhões de palestinos retornam para as ruínas de suas casas, tentando retomar as suas vidas, apesar das perdas enormes que viveram nos últimos dois anos, eles precisam mais do que solidariedade, precisam de ações de apoio, tanto material quanto político, para que o cessar-fogo acordado seja definitivamente cumprido”, afirmou Janja durante o encerramento do Fórum Mundial da Alimentação, realizado na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma, na Itália.
Leia mais:
- Líder do PT aciona PGR contra Michelle Bolsonaro após críticas a Janja
- Após decreto ‘polêmico’, governo escolhe Janja para representar o Brasil em Paris
Em seu discurso, a primeira-dama destacou que a fome e a insegurança alimentar são agravadas tanto pelas mudanças climáticas quanto por conflitos armados e deslocamentos forçados.
“Seja devido ao clima ou às guerras, a desnutrição profunda tem causado a morte de centenas de milhares de pessoas, principalmente de crianças. A Palestina e o Sudão são exemplos ainda do uso da fome como arma de subjugação e exploração”, declarou.
Janja também criticou os países mais ricos, afirmando que não estão cumprindo suas promessas de contribuição a fundos e organismos internacionais. Segundo ela, o corte de recursos para ajuda humanitária e programas de desenvolvimento “aprofunda ainda mais esse cenário de crise” global.
