Fora do cenário eleitoral, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, afirmou que mesmo assim, vai estar por dentro das peças que movimentam a política no próximo ano. Ao ser questionado sobre seu alinhamento, Saraiva foi franco em dizer que estará ao lado de Omar Aziz, que segundo ele, sairá como candidato ao Governo do Estado.
“Ano que vem eu estarei envolvido na política, nem que seja para coordenar a campanha do Omar ao governo dos bairros de Manaus, mas eu vou estar dentro”, anunciou Saraiva.
Bosco Saraiva fala que vai às ruas para campanha de Omar em 2026 pic.twitter.com/kf3gCwqV2V
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 25, 2025
A declaração aconteceu em entrevista ao grupo do G6 – formado pelos sites e portais de notícias BNC Amazonas, Amazonas Atual, Portal Único, Portal do Mário Adolfo, Portal do Marcos Santos e Blog do Hiel Levy -, nesta terça-feira (25/2).
Enquanto a sua participação na campanha de Omar Aziz para governo do Estado em 2026 não acontece, Saraiva compartilhou que neste ano vai se dedicar integralmente à Suframa e aos projetos em desenvolvimentos no Polo Industrial da Zona Franca de Manaus.
Saiba mais:
Candidatos que derramarem santinhos nas ruas podem ser cassados, sugere Amom Mandel
Amazonas pode ter 10 vagas na Câmara dos Deputados a partir da próxima legislatura
Falando nesse ponto, o superintendente da ZFM assegurou que o Polo Industrial de Manaus (PIM) vai investir em modernização tecnológica para competir no mercado mundial. Para ele, é uma providência inevitável e urgente diante de um novo momento das relações comerciais e políticas.
“Nós só vamos competir com México e Índia se evoluirmos tecnologicamente. Essa é a nossa briga”, pontuou afirmando que esse é um cenário que vai se consolidar em todo o mundo.
Além disso, durante a entrevista, Bosco Saraiva ainda declarou que o governo federal, presidido anteriormente por Jair Bolsonaro, não quis apenas dar um golpe de Estado no Brasil, mas também uniu forças para fechar o Polo Industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Bosco Saraiva – Trajetória
Nas eleições municipais de 1992 foi eleito pela primeira vez vereador de Manaus, cargo exercido até o ano de 2004, reflexo de três mandatos consecutivos. Neste período esteve na presidência do Poder Legislativo Municipal por duas oportunidades (biênios 1995-1996 e 1997-1998), sendo também Vice Prefeito de Manaus durante o biênio 1995-1996. No exercício da função de vereador, foi nomeado presidente de inúmeras Comissões Permanentes da CMM, com destaque para o cargo de Relator do último Plano Diretor da cidade de Manaus, e participação nas de Grilagem de Terras, Cartel de Combustíveis, e a do Ressarcimento. Bosco saraiva também é o autor da lei da meia-entrada para estudantes em eventos culturais e da lei que instituiu o Imposto Simplificado, conhecido como Simples.
Já nos anos de 1998 e 2002 concorreu ao cargo de deputado federal, sendo que na última candidatura obteve uma votação expressiva de 57.914 votos (7º colocado no pleito), porém não foi eleito devido a legenda. Em 2004 concorreu ao cargo de vice-prefeito na chapa de Amazonino Mendes. E no ano de 2006 disputou o cargo de deputado estadual, alcançando a suplência, sendo que em 2009, após a decretação da perda do mandato do deputado estadual Edílson Gurgel (PRTB), assumiu a vaga de parlamentar. Na Assembléia Legislativa do Amazonas, assumiu neste período a presidência da Comissão de Direitos Humanos. No ano de 2012 foi eleito, novamente, vereador da cidade de Manaus, e conduzido pela terceira vez à presidência da Câmara Municipal de Manaus. O retorno a ALEAM aconteceu no pleito de 2014 onde ocupa, atualmente, a presidência da Comissão de Cultura.
Desde que ingressou na vida pública, Bosco Saraiva trabalha com o objetivo de beneficiar a parcela da população menos assistida pelo poder público, e isso também esteve presente quando assumiu cargos como de Presidente da Empresa Municipal de Urbanização- Urbam (1994/1995), Secretário de Estado de Infraestrutura (2003/2004), e Diretor Presidente de Planejamento Urbano (2009/2010).