24.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

Bolsonaro sugere pergunta para Flávio Dino na sabatina; saiba o tema

Publicado em:

- Anúncio -

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sugeriu a aliados, nesta quinta-feira (30/11), uma pergunta a ser feita a Flávio Dino durante a sabatina do indicado de Lula ao STF no Senado.

Segundo o Metrópoles, Bolsonaro compartilhou com aliados um vídeo antigo em que Dino questiona a segurança das urnas eletrônicas e defendeu que o ministro seja inquerido sobre o tema.

“Flávio Dino questionando as urnas eletrônicas. Já que ele será sabatinado no Senado, sugere-se perguntar sobre a confiabilidade desse sistema. Hoje se cassa mandatos ou se pune com inelegibilidade quem duvida das urnas”, escreveu Bolsonaro.


Leia mais:

Wassef culpa Wajngarten por recompra de relógio no caso das joias que envolve Bolsonaro e Mauro Cid

Comitiva de Bolsonaro já tem 50 nomes para ir à posse de Milei na Argentina


Dino fala sobre urnas eletrônicas

No vídeo usado por Bolsonaro, Dino aparece em dois momentos. No primeiro, após ter ficado em segundo lugar nas eleições para o governo do Maranhão em 2010, ele diz que foram identificadas “várias modalidades de fraude”.

No segundo momento, durante uma entrevista, o indicado de Lula ao STF volta a afirmar que houve problemas na votação e que o sistema precisa ser aprimorado para garantir maior segurança nas eleições.

“Hoje tive a oportunidade, não gostaria de ter sido, de ser vítima de um processo que precisa ser aprimorado, precisa ser melhor auditado, precisa ser melhor acompanhado, que é o sistema das urnas eletrônicas”, diz Dino no vídeo.

Uma apuração feita pelo Estadão, em julho desse ano, confirma que as publicações com críticas ao sistema eleitoral feitas por Dino foram feitas nos anos de 2009, 2012 e 2013, dentro de períodos eleitorais.

Parte das críticas apresentadas pelo ministro, que hoje defende o sistema eleitoral brasileiro, foi feita com base em evidências compartilhadas à época pelo especialista Diego Aranha, que participou do Teste Público de Segurança (TPS) do TSE em 2012 e divulgou, em um evento com participação de Dino, as fragilidades encontradas por sua equipe.

Ainda conforme a reportagem, atualmente, Aranha considera não haver evidência de fraude nas eleições e afirma que vulnerabilidades detectadas por ele há uma década foram corrigidas.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -