O ex-presidente Jair Bolsonaro foi internado em hospital na Flórida, Estados Unidos, para onde viajou no último dia 30 de dezembro para passar por um período sabático. Segundo informações preliminares, ele foi internado devido a dores abdominais.
Bolsonaro estaria fazendo exames após ter passado mal durante a madrugada, devido às dores. Segundo o colunista Lauro Jardim, de O Globo, Bolsonaro está no AdventHealth Celebration, em Orlando, na Flórida.
Os exames são para verificar se há uma nova obstrução intestinal. Desde que foi esfaqueado em 2018, o ex-presidente já passou por seis cirurgias, duas não relacionadas com o atentado: uma vasectomia e uma retirada de cálculo na bexiga.
Leia mais:
1.500 pessoas são levadas à PF após desocupação de acampamento em Brasília
Anfitrião de Bolsonaro nos EUA, Aldo assinou convênio de R$ 200 mil com governo
Nos últimos dias, Bolsonaro foi fotografado com apoiadores e tem se esquivado de responder sobre perguntas políticas. Ontem, 8, após a onda de vandalismo e destruição em Brasília, ele condenou as manifestações no Twitter:
– Manifestações pacíficas, na forma da lei, fazem parte da democracia. Contudo, depredações e invasões de prédios públicos como ocorridos no dia de hoje, assim como os praticados pela esquerda em 2013 e 2017, fogem à regra.
— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) January 9, 2023
Desde o ocorrido em Brasília, quatro parlamentares norte-americanos já se pronunciaram pedindo que Bolsonaro seja deportado dos Estados Unidos: Mark Takano (deputado pela Califórnia), Joaquim Castro (deputado pelo Texas), Alexandria Ocasio-Cortez (deputada por Nova York) e Ilhan Omar (deputada por Minnesota).