Em meio a uma nova escalada do conflito no Oriente Médio, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a usar suas redes sociais para reforçar sua posição pró-Israel e relembrar momentos de sua gestão. Neste domingo (15), Bolsonaro publicou em seu perfil oficial no X (antigo Twitter) uma foto de sua viagem oficial a Israel, realizada em março de 2019, quando ainda era chefe do Executivo brasileiro.
Na época, o então presidente brasileiro foi recebido pelo primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em uma área reservada do aeroporto de Tel Aviv.
“Deus abençoe Israel. Deus salve o Brasil”, escreveu Bolsonaro na postagem deste domingo.
Veja a publicação de Bolsonaro:
Saiba mais:
- VÍDEO: Saxofonista saudita não para de tocar enquanto Irã bombardeia Israel e viraliza nas redes
- Irã lança ao menos 50 mísseis contra Israel neste domingo (15); explosões são ouvidas em Tel Aviv
Desde o início dos confrontos, em outubro de 2023, Bolsonaro e seus aliados vêm adotando um discurso firme de solidariedade ao governo israelense, em contraposição à postura do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Enquanto Bolsonaro exibe um posicionamento de aliança irrestrita com Israel, o governo Lula vem sendo crítico à gestão militar de Netanyahu, sobretudo em relação à ofensiva na Faixa de Gaza. A divergência de posturas ficou ainda mais evidente em fevereiro de 2024, quando Israel declarou Lula como persona non grata.