O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), participou do evento de lançamento oficial da pré-candidatura do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) à Prefeitura de Manaus, na Arena Amadeu Teixeira, na noite desta sexta-feira (03/05).
A solenidade começou com 40 minutos de atraso e contou com os discursos de membros do PL municipal, estadual e até nacional. A estimativa do público na Arena, conforme a Polícia Militar, era de 7.500 pessoas.
Durante seu discurso, Bolsonaro chamou Alberto Neto de “amigo” e disse que o Amazonas tem a “semente plantada” da direita ao exaltar o potencial econômico do Estado para os correligionários, militantes, apoiadores e eleitores da direita presentes no local.
“Muito obrigado pela presença de todos vocês. Esse carinho, essa consideração, esse calor [humano] não tem preço. Aqui [há] uma representação da grande maioria dos brasileiros. Nós vamos dar o norte para o nosso Brasil. Nós não vamos desistir do nosso Brasil”, disse o ex-presidente no início do discurso.
Leia mais:
Débora Menezes entregará nas mãos de Michelle Bolsonaro o título de Cidadã do Amazonas
VÍDEOS: Bolsonaro chega em Manaus e segue de carreata pela cidade
Jair Bolsonaro também citou para os apoiadores e pré-candidatos à vereadores pelo PL no evento, os princípios que ele considera serem da direita que hoje se confundem com o movimento bolsonarista no país. E mais uma vez, ele colocou Alberto Neto como um legítimo representante da direita em nível nacional.
“É uma satisfação muito grande estar aqui [em Manaus], ao lado de amigos, entre eles o Capitão Alberto [Neto], da gloriosa Polícia Militar do Estado do Amazonas. Ele aqui vem representando a direita no Brasil. E o que é a direita? É aquilo que é básico entre nós: Deus, pátria, família e liberdade. É defender a propriedade privada; é defender o legítimo direito à defesa; é defender nossas crianças na escola contra a ideologia de gênero. É buscar realmente melhorar a educação, por exemplo, com escolas cívico-militares. É respeitar a propriedade privada”, afirmou.
Precavido no discurso, Bolsonaro, que é presidente nacional de honra do PL, evitou pedir votos ao pré-candidato Capitão Alberto Neto. A legislação eleitoral não permite propaganda antecipada.
“Nós plantamos sementes [da direita] pelo Brasil. E aqui no Amazonas tem semente plantada aqui, entre eles o Alberto Neto. O nosso Capitão, que vocês sabem qual é o objetivo dele [a Prefeitura de Manaus] no corrente ano. Nós sabemos a que ele se propõe e o que ele pretende fazer com vocês”, disse o ex-presidente.
Jair Bolsonaro orientou ainda o público a escolher votar nos vereadores usando a razão e evitar a emoção. Neste momento, ele exaltou a riqueza do Amazonas e disse que a população deveria estar em condições melhores de vida.
“Não se justifica a região mais rica do mundo ter sobre essa terra pessoas que poderiam estar em condições de vida muito, mas muito melhores. Amazonas é uma área fantástica, o Estado do Amazonas é o maior estado do Brasil, riquezas incalculáveis e nós devemos fazer com que essa área seja utilizada para o bem de vocês e na política o primeiro patamar é o vereador, que vocês têm eleições no corrente ano”, lembrou aos apoiadores.
Bolsonaro disse acreditar no potencial de Alberto Neto para conduzir o Poder Executivo Municipal. “Acredito que ele possa fazer o melhor por essa cidade no futuro [como prefeito de Manaus]. Acredito que nós cada vez mais marchamos para uma grande nação”, finalizou Bolsonaro, citando o slogan de suas campanhas eleitorais e do seu governo, repetido várias vezes pelo público. “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”.