Os bastidores da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas, para o biênio 2023-2024, que acontecerá em primeiro de fevereiro do próximo ano, seguem “fervendo” nesta terça-feira (8), quando veio a luz um vídeo gravado pelo deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) anunciando o apoio prévio à reeleição do presidente Roberto Cidade (União Brasil).
Bessa é o terceiro deputado a seguir este roteiro de gravar um vídeo e divulgá-lo nas redes sociais. A primeira a adotar essa tática foi a deputada Joana Darc (União Brasil), a mulher mais votada para o posto na Aleam, e que foi seguida pelo petista Sinésio Campos.
“Estou passando aqui para declarar meu voto no deputado Roberto Cidade. É assim que votarei na eleição de fevereiro”, afirmou Bessa.
A reeleição para a presidência da Aleam é permitida pela legislação porque ocorre numa virada de legislatura, o período de quatro anos de um mandato parlamentar. A reeleição dentro da mesma legislatura, contudo, é proibida conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).
Roberto Cidade é candidato único até o momento, mas há uma articulação para o deputado Wilker Cidade (Cidadania) entrar no páreo pelo lado da oposição mesmo que seja para marcar posição.