Em entrevistas à Rede Onda Digital, os vereadores Capitão Carpê (PL) e Gilmar Nascimento (Avante) discutiram a influência que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode exercer sobre os eleitores de Manaus nas eleições municipais deste ano.
Ambos destacam que, embora essas figuras políticas nacionais possuam forte apelo junto aos candidatos, o foco das eleições locais deve ser nas propostas dos candidatos que efetivamente governarão a cidade.
A disputa pelo cargo de prefeito está polarizada entre o atual prefeito David Almeida (Avante), que busca a reeleição, e o deputado federal Alberto Neto (PL), apoiado por Bolsonaro. Diante o cenário, o ex-presidente confirmou sua vinda a Manaus nesta terça-feira (15/10), para fortalecer a campanha de seu candidato, gerando debates sobre o peso de sua figura na decisão dos políticos.
Alberto e David se enfrentam novamente no segundo turno das eleições, marcado para o dia 27 de outubro.
Base x oposição de David Almeida
Gilmar Nascimento, integrante da base de apoio de David Almeida, afirmou que a escolha do eleitor deve ser baseada nas propostas para Manaus e não no respaldo de líderes nacionais. Para ele, a tentativa de associar o voto em Alberto Neto como um voto em Bolsonaro é enganosa.
“Ele [Bolsonaro] não vai administrar Manaus, o Lula também não vai, quem vai administrar Manaus é o prefeito e o vice eleito […] É falácia, é tentar levar para o povo, aquele pessoal que votou no Bolsonaro, para votar no candidato como se estivesse votando no Bolsonaro”, disse o parlamentar.
Gilmar também destacou que, embora os ex-presidentes sejam influentes, a população de Manaus deve focar no futuro da cidade:
“O que a gente não pode é tentar trazer esse ingrediente como se estivesse votando no Bolsonaro. Você tem que votar pensando no candidato, pensando em Manaus”, completou.
📌 Gilmar Nascimento fala sobre influência de Bolsonaro em campanha de Alberto Neto pic.twitter.com/Ok3DOPH7Jf
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) October 14, 2024
Saiba mais:
- Nova pesquisa aponta empate técnico entre David Almeida e Alberto Neto no segundo turno
- Segundo turno: Bolsonaro retorna a Manaus em apoio a Alberto Neto nesta terça (15); veja a agenda
Por sua vez, Capitão Carpê, que faz parte da base de apoio de Alberto Neto, afirmou que Bolsonaro pode ter um papel importante durante a campanha, especialmente no que diz respeito à identificação ideológica dos deputados. No entanto, ele ressaltou que a gestão municipal precisa ser apartidária e orientada para atender às demandas de toda a população, independentemente de posicionamentos políticos.
“Eu acho que a gestão tem que ser feita para todos, independente de direita, de esquerda […] Acredito que na campanha serve bastante a questão ideológica do candidato.Muitas pessoas se identificam, mas na questão de gestão, isso talvez não influencie tanto“, ressaltou o vereador.
📌 Capitão Carpê fala sobre influência de Bolsonaro em campanha de Alberto Neto pic.twitter.com/3T9NcEweDK
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) October 14, 2024