As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Aposentado, Barroso embarca para retiro espiritual no exterior

De acordo com interlocutores próximos, o retiro deve durar cerca de uma semana
21/10/25 às 09:10h
Aposentado, Barroso embarca para retiro espiritual no exterior

(Foto: Antonio Augusto/STF)

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que se aposentou oficialmente no último sábado (18/10), embarca nesta semana para um retiro espiritual fora do Brasil. De acordo com interlocutores próximos, o recolhimento deve durar cerca de uma semana, mas o destino é mantido em sigilo a pedido do próprio ex-ministro, que prefere evitar aborrecimentos e exposição pública.

Na sexta-feira (17/10), um dia antes de deixar o cargo, Barroso jantou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio da Alvorada, em Brasília. Durante o encontro, que durou cerca de duas horas, eles conversaram sobre os possíveis nomes para ocupar a vaga aberta no STF, além de debater temas como a participação de mulheres no Judiciário, política e assuntos pessoais.


Leia mais:


Entre os cotados para a vaga estão o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Barroso avaliou que todos os nomes possuem qualificação para o cargo.

No seu último voto como ministro, Barroso defendeu a descriminalização do aborto até 12 semanas de gestação, acompanhando o entendimento da ministra aposentada Rosa Weber.

Lula ainda não anunciou quem será o novo ministro do STF. A escolha presidencial precisa passar por sabatina e aprovação no Senado Federal antes da nomeação e posse oficial. Desde 1988, o Senado aprovou todas as indicações feitas por presidentes ao Supremo.

*com informações de Metrópoles e Poder360