Um banner convite com as imagens do ex-presidente Jair Bolsonaro e do pré-candidato à Prefeitura de Manaus, deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), foi hasteado na Ponte Jornalista Phelippe Daou (Ponte Rio Negro) nesta segunda-feira (30/4) para anunciar a o lançamento da pré-candidatura de deputado federal com a participação de Bolsonaro na capital amazonense.
A mensagem no banner convidava os apoiadores para um evento que ocorre nesta sexta-feira (3/5), na Arena Amadeu Teixeira, na capital amazonense. Veja abaixo:
Ver essa foto no Instagram
O questionamento inicial seria sobre quem é o responsável pela peça publicitária, que foi hasteada em construções públicas, proibido pela legislação eleitoral. Em resposta à Rede Onda Digital, Alberto Neto (PL), disse que o ato partiu do movimento Direita Amazonas e não dele ou do partido, pois não tem nenhuma vinculação com qualquer movimento popular.
Saiba mais:
Bolsonaro em Manaus: confira a programação do ex-presidente e de Michelle nos dias 3 e 4 de maio
O perfil no Instagram “Direita Amazonas”, publicou o vídeo convocando os cidadãos para prestigiarem o evento.
A ação foi repostada nos perfis do pré-candidato Capitão Alberto Neto (PL), do vereador Marcel Alexandre, do vereador Raiff Matos (PL), vereador Capitão Carpê (PL), delegado do deputado estadual Delegado Péricles (PL), nas redes socias do Partido Liberal Manaus e também no perfil da Direita Conservadora.
Em nota, o Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDURB), responsável pela ponte, informou que “não recebeu solicitação de autorização para a afixação de banner na Ponte Jornalista Phelippe Daou e está verificando a situação. Adiantou, no entanto, que não identificou nenhum material dessa natureza no local. Dessa forma, a SEDURB, por meio de seu setor jurídico, está identificando e notificando os responsáveis”.
Críticas da oposição
Os políticos de oposição aproveitaram a situação para criticar a iniciativa dos apoiadores de Bolsonaro de utilizar a Ponte como ‘outdoor’. Um dos críticos foi Marcelo Ramos, que é pré-candidato à Prefeitura de Manaus pelo PT. Segundo ele, a propaganda com Bolsonaro foi feita em uma obra do governo petista. A ponte Jornalista Phelippe Daou foi construída durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
Para o pré-candidato do PT à prefeitura a ação dos bolsonaristas demonstra falta de limites. Ele declarou:
“A cara de pau do bolsonarismo não tem limite. Os bolsonaristas estenderam um banner na ponte que liga Manaus a Iranduba. Vejam como são as coisas: o Lula construiu a ponte e o Bolsonaro botou o banner de propaganda eleitoral dele.”
Ver essa foto no Instagram
Anne Moura, que também é do PT, e agora pré-candidata à Câmara Municipal de Manaus – CMM, também fez críticas ao banner.
Bolsonaro não tem obra em Manaus para merecer boas-vindas.
É muito irônico o Bozo fazer uma propaganda antecipada usando banner gigante, na ponte Rio Negro, umas das maiores obras do governo Lula e do PT em Manaus.— Anne Moura (@annemouraam) April 30, 2024
Quando Manaus estava na crise de oxigênio?
Bolsonaro não pisou aqui, pq usou Manaus como um laboratório humano para testar a imunidade de rebanho…Manaus foi a cidade que mais sofreu na pandemia pelo abandono do governo Bolsonarista.
— Anne Moura (@annemouraam) April 30, 2024
Reação popular
Bolsonaro em Manaus
Bolsonaro estará em Manaus nos próximos dias 3 e 4 de maio para lançar oficialmente a pré-candidatura de Alberto Neto. O evento ocorrerá na Arena Amadeu Teixeira.
A vinda de Bolsonaro à capital amazonense, conforme anunciado pelo deputado federal Capitão Alberto Neto durante a coletiva de sua pré-candidatura em 22 de março, visa oficializar e fortalecer as intenções de voto com a direita manauara para a corrida eleitoral nas eleições de outubro.
Confira o cronograma de Bolsonaro da ex-primeiera-dama em Manuas
No dia 3 de maio, Bolsonaro vai prestigiar o lançamento oficial da pré-candidatura do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) à Prefeitura de Manaus, às 19h, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, na Avenida Constantino Nery, no bairro Flores, zona Centro-Sul.
No dia 4 de maio, será a vez da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro discursar para um público específico: o feminino. Para as filiadas e eleitoras de direita, a presidente Nacional do PL Mulher se apresentará, a partir das 10h, no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques, também na Avenida Constantino Nery, em Flores, zona Centro-Sul de Manaus.