Avante revela aos poucos quais serão os candidatos a deputado federal em outubro

Ex-juíza do TJAM, Eunice Torres se filiou ao Avante e imediatamente foi lançada candidata a deputada federal por David Almeida
O prefeito de Manaus e presidente do Diretório Estadual do Avante, David Almeida, vai aos poucos revelando a composição da nominata que o partido apresentará para a disputa pelas vagas de deputado federal no Amazonas. Das nove vagas que a chapa pode ter, um terço delas já tem donos cativos do Avante e só um terremoto político mudará o quadro.
A primeira a ser confirmada na chapa foi a filha de David Almeida, a médica Fernanda Aryel, cotada para disputar o posto desde a eleição de 2022, quando cedeu a vaga para o então e de novo presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador David Reis (Avante), que neste ano tentará chegar à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Para este ano, o próprio presidente nacional do Avante, o deputado federal Luís Tibé (MG) lançou o nome de Fernanda Aryel e garantiu que o partido trabalhará para que ela seja a mais votada da eleição. Tibé também revelou que a candidatura da médica é estratégica para o partido, que precisa cumprir a cláusula de desempenho para continuar tendo acesso aos fundos Partidário e Eleitoral, bem como tempo na propaganda de rádio e TV.
Na noite desta terça-feira (10/2), David Almeida anunciou a filiação da ex-juíza do Tribunal de Justiça do Amazonas Maria Eunice Torres do Nascimento, que já foi apresentada como pré-candidata a deputada federal. A filiação reforça o projeto político da legenda no Estado e consolida o fortalecimento da participação feminina na construção da nominata para a disputa proporcional.
Natural de Itacoatiara, Eunice Nascimento construiu trajetória marcada pelo serviço público, pela educação e pela atuação institucional. Foi professora alfabetizadora, advogada, técnica judiciária do Tribunal Regional Eleitoral e magistrada por mais de 30 anos, com passagem por comarcas do interior e atuação em Manaus, onde foi titular da 9ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho.
“A doutora Eunice chega ao Avante pela porta da frente. É uma mulher com história, preparo técnico, sensibilidade social e coragem para colocar sua experiência a serviço do Amazonas. O partido tem um compromisso claro de fortalecer a presença feminina na política com nomes reais, competitivos e com trajetória própria. A filiação da Eunice dá robustez ao nosso projeto e amplia a representação do Amazonas na disputa por Brasília”, afirmou David Almeida.
Conforme nota divulgada pelo partido, a filiação de Eunice integra o processo de fortalecimento gradual da nominata federal do Avante no Amazonas, construída com planejamento, critério político e foco em nomes com densidade institucional e viabilidade eleitoral.
O terceiro nome confirmado pelo Avante é o do secretário Municipal de Habitação da Prefeitura de Manaus, o ex-emedebista Jesus Alves. Titular de uma secretaria importante, ele foi durante toda a gestão de David Almeida um “apadrinhado” do senador Eduardo Braga (MDB).
Com essa proteção, Jesus Alves pode tocar uma das áreas de maior visibilidade para a Prefeitura de Manaus, as obras do programa Minha Casa, Minha Vida, que só neste primeiro trimestre de 2026 vai entregar mais de quatro mil casas e distribuir outros três mil lotes de terras por meio de um programa fundiário próprio.
Jesus Alves deve se filiar ao Avante e deixar a secretaria no próximo dia 4 de abril, prazo limite para a desincompatibilização dos gestores públicos que serão candidato em outubro.
Outros nomes que poderão integrar a nominata de candidatos a deputado federal são o líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus, vereador Eduardo Alfaia, e o secretário municipal de Educação, Júnior Mar. Ambos desconversam sobre essa indicação, mas aventam a possibilidade de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, tida como uma alternativa mais viável para uma vitória eleitoral deles.
Saiba mais:
Produção Industrial no AM medida pelo IBGE teve crescimento de 0,1% ao longo de 2025
Amazonense, Danielle Mady será a primeira superintendente da Polícia Federal no Amazonas
Coligação com PDT
O Avante tem um compromisso de se coligar com o PDT na eleição de outubro, um acordo que foi exposto pelos presidentes nacionais de ambos os partidos, Tibé e Carlos Lupi, durante a posse do secretário municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis, na presidência do Diretório Estadual do PDT.
Sabá disse que o partido terá candidatos a todos os cargos em disputa, mas primeiro terá de organizar o partido em todos os municípios do Amazonas e assim conversar com a base para ver quem tem possibilidade de entrar nessa disputa.
Uma filiação que é esperada para os próximos dias é a do chefe da Casa Civil da Prefeitura de Manaus, Marcos Rotta, que anunciou a desincompatibilização do cargo para o dia 31 de março. Rotta é visto como um “coringa” de David para a disputa de cargos majoritários, mas nada impede que ele entre na chapa para reforçar as chances do Avante fazer dois deputados federais no Amazonas.






