Na manhã desta segunda-feira (2/6), o vereador Rodrigo Guedes (PP) se pronunciou na Câmara Municipal de Manaus (CMM) sobre a visita do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura da capital, Renato Junior (Avante). Guedes fez um apelo para que as obras de asfaltamento na cidade sigam as recomendações técnicas dos engenheiros responsáveis pelos estudos de solo.
Segundo o vereador, o asfaltamento feito pela Prefeitura de Manaus frequentemente falha por não incluir infraestrutura adequada, como drenagem, o que faz com que os problemas retornem em pouco tempo. Para ele, esse tipo de obra tem caráter meramente eleitoreiro.
“O asfalto é sempre muito eleitoreiro. Para o morador, que vê sua rua cheia de buracos, a chegada do asfalto parece uma grande conquista. Mas, se não for feito com base em critérios técnicos e de engenharia, em um ou três anos, tudo estará destruído e esburacado novamente”, criticou Guedes.
O vereador, que integra a oposição ao prefeito David Almeida (Avante) na CMM, reforçou seu apelo ao vice-prefeito para que as obras sigam rigorosamente os estudos técnicos antes de se aplicar a camada asfáltica.
“É preciso que o trabalho seja feito corretamente, obedecendo às normas básicas da engenharia. E nem é necessário ser engenheiro para saber disso. Por isso, faço esse apelo ao vice-prefeito: que ele siga os critérios técnicos antes de iniciar qualquer obra”, disse.
Guedes também destacou que, para evitar novas dores de cabeça com o asfalto, é essencial que a Prefeitura execute todas as etapas de infraestrutura, incluindo drenagem, meio-fio, calçada e sarjeta, antes da pavimentação.
Por fim, o parlamentar afirmou que essa é uma prática recorrente em Manaus, causada pela falta de planejamento técnico e pela repetição de obras com viés político.
“É um ciclo vicioso em Manaus. As obras são feitas sem critério técnico e acabam virando apenas uma ação eleitoreira”, concluiu.
Assista o vídeo:
“Dá voto. Asfalto sempre deu”, dispara Rodrigo Guedes contra vice-prefeito de Manaus pic.twitter.com/iWRDZcP33r
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) June 3, 2025