O ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, afirmou nesta quarta-feira (14/5), que vai retornar à política e disputar um cargo nas eleições de 2026. O posicionamento vem depois do encontro com o deputado federal Silas Câmara (Republicanos), no último domingo (11/5).
A conversa foi divulgada nas redes sociais do parlamentar, que descreveu o encontro como um “balanço do Brasil, Amazonas e Manaus” ao lado de “um experiente líder da política nacional”. Silas encerrou a postagem pedindo bênçãos divinas para “a nossa caminhada“
“Estive reunido com o ex-deputado federal, senador e prefeito eleito três vezes em Manaus Artur Virgílio Neto. Momento onde estivemos fazendo um balanço do Brasil, Amazonas e Manaus, com esse importante e experiente líder da política nacional, estadual e municipal“, disse o deputado federal em suas redes sociais.
Leia mais
EXCLUSIVO: Arthur Neto se coloca à disposição para concorrer às eleições em 2026
A possível filiação de Arthur à sigla reforçaria o peso da legenda no cenário político local e ampliaria o leque de alianças da direita amazonense para as próximas eleições. Arthur está sem partido desde que deixou o PSDB, em novembro de 2022. Desde então, tem adotado discursos mais alinhados à direita e se aproximado politicamente da base bolsonarista, em especial nas redes sociais. Seu eventual retorno à cena eleitoral pode reconfigurar parte do tabuleiro político amazonense, sobretudo entre os eleitores de centro e direita da capital.
Em entrevista para a Rede Onda Digital, o Arthur Neto afirmou que vai concorrer nas eleições de 2026.
“Minha prioridade é concorrer a um cargo no legislativo, pois acredito que é onde posso contribuir mais diretamente para as mudanças que o Brasil precisa. No entanto, estou aberto a outras possibilidades, dependendo do partido e de outros fatores que possam surgir no caminho“, disse Arthur.
A assessoria do ex-prefeito afirmou que Arthur ainda estuda a possibilidade da filiação no Republicanos, mas que a chance aumentou depois do encontro com Sila Câmara e a amizade com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas também do Republicanos.
“O ex-prefeito estuda a possível filiação Republicanos. Além da amizade com Silas, Arthur é amigo do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas”.