O governador Wilson Lima (União Brasil) convocou mais de 1.000 novos servidores para fortalecer a Segurança Pública no Estado do Amazonas. O anúncio, feito nesta quarta-feira (12/2), superou a meta inicial de 2.400 convocações, com a inclusão de profissionais para a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outras instituições de segurança.
De acordo com Lima, o reforço entrará para garantir uma segurança pública mais eficiente e com maior presença nas ruas. Além disso, ele destacou investimentos em infraestrutura e tecnologia para o setor, como a inauguração de novos quartéis e a aquisição de equipamentos.
O reforço também será direcionado para áreas do interior, visando melhorar a segurança nas regiões de fronteira.
“Convocando aproximadamente 2.700 aprovados nos últimos concursos da segurança, superando a nossa meta, que era de convocar 2.400 aprovados. Nós estamos agora com os mil alunos que foram formados no ano passado e, nesse ano, entraram na corporação, fazem parte do nosso efetivo, e a gente está fazendo um trabalho para que, em meados deste ano, com a entrada ou o início do curso de formação, desse que a gente acaba de chamar, de anunciar, eles sejam enviados também para reforçar a segurança pública no interior do Estado”, declarou Wilson Lima, na sede do governo do Estado, em coletiva de imprensa.
➡️ Wilson Lima convoca mais de mil aprovados em concursos públicos da Segurança Pública do AM pic.twitter.com/bbeZgadAqA
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 12, 2025
Veja o número de convocados para cada área:
- 36 administrativos da Secretaria de Segurança Pública
- 38 servidores do Detran
- 126 profissionais da Polícia Civil (delegados, escrivães, investigadores e peritos)
- 210 alunos e soldados do Corpo de Bombeiros
- 500 alunos e soldados da Polícia Militar
- 120 alunos oficiais da Polícia Militar, incluindo 7 oficiais de saúde
Saiba mais:
Passagem de ônibus a R$ 5 começa a valer a partir de sábado (15), anuncia prefeito de Manaus
David Almeida rebate Amom e Alberto, e diz: “Eleição acabou e eu vou cobrá-los”
Atividades dos convocados
Os convocados começarão suas atividades com cronogramas diferenciados. Os servidores da Polícia Civil, Detran e administrativos iniciarão a documentação na próxima segunda-feira, com efetivação em março. Já os bombeiros e os policiais militares entregarão documentos em maio, iniciando o curso de formação em junho.