37.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Após confusão entre Janones e Nikolas, projeto pode punir novos brigões na Câmara; entenda

Publicado em:

- Anúncio -

A Câmara dos Deputados deve votar, nesta quarta-feira (12/6), o mérito do projeto que altera o regimento interno da Casa para agilizar punições contra parlamentares que quebrarem as normas do Código de Ética. Ontem, os deputados aprovaram a urgência do projeto, apresentado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), por 302 votos a 142.

O Projeto de Resolução 32/24 autoriza a Mesa Diretora da Câmara a suspender cautelarmente o exercício de mandato parlamentar, por até seis meses, de deputado federal que seja submetido a representação, da própria Mesa, por quebra de decoro. Na prática, o deputado suspenso ficaria sem salário, sem verba de gabinete e sem gabinete, enquanto durasse a suspensão.

A proposta foi colocada em pauta após a briga envolvendo os deputados André Janones (Avante-MG) e Nikolas Ferreira (PL-MG) em sessão do Conselho de Ética, na semana passada.


Leia mais:

Câmara dos Deputados votará urgência de projeto que equipara aborto a homicídio

VÍDEO: Erika Hilton, Júlia Zanatta e Nikolas Ferreira trocam ofensas pessoais na Câmara dos Deputados


A medida agilizaria as punições para deputados que faltarem com o decoro: A Mesa Diretora da Câmara passaria a ter 15 dias, contados do conhecimento do fato que motivou a representação, para suspender o exercício do mandato do deputado. Em seguida, a suspensão cautelar será imediatamente comunicada ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que terá prazo de 15 dias para decidir sobre o ato.

A proposta estabelece que essa suspensão cautelar terá prioridade sobre todas as demais deliberações no colegiado, e a decisão sobre a manutenção ou não da decisão da Mesa será tomada por meio do voto da maioria absoluta dos integrantes do conselho. É previsto recurso, ao plenário da Câmara, no prazo de cinco sessões, sobre a decisão do Conselho de Ética, sendo necessário o voto da maioria absoluta dos parlamentares (257) para manter a suspensão do mandato.

A proposição confere também aos presidentes de comissão e do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar as mesmas prerrogativas do presidente da Câmara relativas à manutenção da ordem nas reuniões, como advertência ou censura, caso um deputado perturbe os trabalhos do colegiado.

*Com informações de CNN Brasil

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Fórum GD Norte
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Últimas Notícias

- Anúncio -
TV Onda Digital
Siga-nos no X
Instagram Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -