Em entrevista ao programa Tribuna Livre , da Rede Onda Digital, nesta terça-feira (05/11), o deputado federal Saullo Vianna (União Brasil) comentou os conflitos internos que ocorreram com a executiva estadual de seu partido. A tensão entre Vianna e a liderança estadual, representada pelo governador Wilson Lima, veio à tona após o deputado decidir apoiar a candidatura do prefeito David Almeida (Avante) à reeleição em Manaus, contrariando o alinhamento partidário estadual.
Vianna revelou que a União Brasil no Amazonas abriu um procedimento de infidelidade partidária contra ele, justificando que seu apoio a Almeida divergia do candidato oficial da legenda para a prefeitura. No entanto, o deputado destacou que a executiva estadual não teria autoridade para iniciar tal processo.
“Eu recebi essa representação, me deram o prazo de defesa e eu fiz a defesa. Porém… quem fez essa representação no conselho de ética não conhece nem o estatuto do partido ao qual faz parte […] Só quem tem é prerrogativa para poder abrir processo de infidelidade de deputado contra deputado federal é a executiva nacional”, declarou Vianna, reiterando que, juridicamente, o ato seria inválido.
🔷 Apesar de ter atritos com a executiva estadual, Saullo Vianna não pretende deixar União Brasil pic.twitter.com/U4JhTUwprM
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) November 5, 2024
Vianna afirmou que já havia discutido sua posição com a execução nacional, que lhe concedeu a liberdade de apoiar Almeida, com quem possui um alinhamento político. O deputado ressaltou, ainda, que, apesar dos atritos, não pretende deixar a sigla.