A câmara dos Deputados em Brasília indicou esta semana, Anne Moura, atual secretária nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), como coordenadora do Forúm Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos. O Fórum foi fundado há 17 anos, luta pela manutenção e ampliação de direitos das mulheres.
Durante a plenária Anne Moura foi aclamada por Dora Pires (PSB), Kátia Lobo (MDB), Cristiana Almeida e Mary Cruz (REDE), Niege Todrigues (PSOL), Juliete Matos (Cidadania), Shirley Torres (PV), Daniele Costa (PCdoB, Teresa Nelma (PSD), Cida Santos (Solidariedade), Luciana Loureiro (PSDB), Miguelina Vecchio (PDT) e Lídia Moura (PMN).
“Agradeço às companheiras que confiaram em mim para assumir esta coordenação. O Fórum é um espaço pluripartidário que busca articular, debater e garantir uma maior participação das mulheres nos espaços de poder e de decisão. Nosso objetivo é consolidar os avanços já alcançados, ampliar conquistas e combater a violência política de gênero que ainda distancia mulheres da vida pública. Temos muito trabalho pela frente”, afirmou Anne Moura.
Anne Moura
Anne é uma mulher indígena do povo Mura, do Amazonas, e da região norte do país. Traz consigo a experiência política por seu trabalho como secretária nacional de mulheres do PT, sendo a mais jovem mulher eleita ao cargo, aos 30 anos. Em 2021, foi reeleita com os votos de 80% das representantes femininas do partido de todo o país. Estando à frente da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, criou o pioneiro Projeto Elas por Elas, que vem impactando positivamente a capacitação e formação de mulheres candidatas, tornando-se referência em toda a América Latina.
Também foi a mais jovem a ocupar o cargo de secretária nacional de Desenvolvimento Econômico do PT, compondo a Executiva Nacional.
Mãe de Simón Luiz, em 2022, disputou a corrida eleitoral, sendo candidata a vice-governadora do estado do Amazonas, e a primeira mulher gestante a pleitear o cargo.