As eleições municipais de 2024 se aproximam, e em Manaus, seis dos sete pré-candidatos já tiveram suas candidaturas homologadas para disputar a prefeitura. Entre os nomes confirmados estão David Almeida (Avante), Wilker Barreto (Mobiliza), Alberto Neto (PL), Gilberto Vasconcelos (PSTU), Marcelo Ramos (PT) e Roberto Cidade (União Brasil). O pré-candidato Amom Mandel (Cidadania) ainda não foi registrado.
Os partidos políticos têm até a próxima quinta-feira (15/08), para apresentar oficialmente os registros dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador à Justiça Eleitoral.
Os candidatos às eleições deste ano tiveram que ser escolhidos em convenções partidárias realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. Agora, com o prazo final se aproximando, os partidos correm contra o tempo para garantir que todos os requisitos legais sejam cumpridos e que as candidaturas sejam devidamente registradas.
O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro, com o segundo turno, se necessário, previsto para 27 de outubro.
Saiba mais:
- Pela terceira vez consecutiva, Manaus não tem mulheres nas cabeças de chapa; quatro concorrem como vice
- Quatorze prefeitos eleitos nas capitais em 2020 irão concorrer à reeleição este ano; nove trocaram os vices
De acordo com a Constituição Federal, os candidatos deverão atender a uma série de requisitos básicos para serem elegíveis. Entre eles, são a nacionalidade brasileira, o exercício dos direitos políticos, o alistamento eleitoral, o domicílio na circunscrição do pleito e a alfabetização.
Além disso, os candidatos a prefeito ou vice-prefeito precisam ter, no mínimo, 21 anos de idade até a data da posse, enquanto para o cargo de vereador, a idade mínima é de 18 anos. Para os homens, é imperativo também estar com a situação militar regularizada.