Durante entrevista exclusiva ao programa Meio-Dia com Jefferson Coronel, exibido nesta quarta-feira (16/04) pela Rede Onda Digital, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) fez uma análise sobre o atual cenário político do Amazonas, projetando possíveis movimentações de lideranças políticas para as eleições de 2026. Amom traçou um panorama que pode indicar mudanças consideráveis nas disputas estaduais.
Segundo o parlamentar, o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), estaria se articulando politicamente nos bastidores para se fortalecer nas próximas eleições. Em sua fala, Amom chegou a sugerir que o prefeito pode “passar a perna” no senador Omar Aziz (PSD).
“Eu enxergo um cenário onde, provavelmente, o David vai dar uma passada de perna no Omar. Estou vendo uma movimentação partidária do David e o Tadeu [de Souza] procurando outros partidos”, afirmou o deputado durante a entrevista.

Além disso, o deputado também comentou sobre o suposto futuro político do atual governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil). Amom levantou dúvidas quanto à permanência do governador à frente do executivo estadual até o final do mandato.
“Vejo a possibilidade do Wilson Lima ficar ou não no governo estadual, acho que não deve ficar, é o que tá caminhando para acontecer. Mas tudo pode acontecer de uma hora para outra”, alertou.
Confira a declaração de Amom Mandel:
Amom avalia cenário político de 2026: “Provavelmente, David vai passar a perna no Omar” pic.twitter.com/iO710AfOMn
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 16, 2025
David Almeida e Omar Aziz nas pesquisas
Em uma pesquisa recente, realizada pelo RealTime1, em Manaus, apontou empate técnico entre o prefeito David Almeida e o senador Omar Aziz, caso concorressem ao governo do estado em 2026.
No levantamento, David e Omar Aziz aparecem tecnicamente empatados com 28% das intenções de voto cada. A empresária Maria do Carmo (Novo) surge como terceira via, com 16%. Votos brancos e nulos somam 15%, enquanto 13% dos entrevistados ainda estão indecisos.

Após a divulgação da pesquisa, o prefeito fez um apelo às empresas e institutos de pesquisa que divulgam dados relacionados as eleições gerais de 2026, destacando seu nome como um possível candidato em um cenário.
À ocasião, David Almeida foi questionado pela imprensa sobre a corrida eleitoral para o governo do Amazonas, divulgada pelo RealTime1.
“Vou fazer um apelo, para que donos de institutos de pesquisa não coloquem meu nome em pesquisas, eu não sou candidato. Então, o quê que eu peço, do jeito que foi a pesquisa hoje, se juntar aquele que eu vou apoiar com o meu aqui, é uma eleição de um turno, juntamente com o senador Eduardo Braga”, frisou o prefeito de Manaus.
Veja vídeo:
“Não quero que coloque meu nome em pesquisa, não sou candidato”, dispara David Almeida pic.twitter.com/FXb579eg9a
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 9, 2025