O ex-deputado Humberto Michiles, que foi vice na chapa de Amazonino Mendes na eleição para o Governo do Amazonas em 2022, esteve hoje, 13, no programa Fiscaliza Geral da Onda Digital para comentar sobre o falecimento do ex-governador. Amazonino morreu no domingo, 12, em São Paulo, devido a complicações de saúde.
Michiles falou:
“É um grande legado, o que deixa Amazonino. Diferentemente da maioria dos políticos, ele tinha visão de estadista. Era um homem à frente de seu tempo, um visionário. Tinha força de vontade e determinação para mudar e melhorar a vida das pessoas. Foi essa força que fez com que Amazonino construísse este legado. O que diferencia o simples político do estadista? O político só se preocupa com a próxima eleição, enquanto o estadista visa as próximas gerações.
Dentre os legados, fala-se muito da UEA, mas ele valorizou muito a cultura no Amazonas. Fez a restauração do Teatro Amazonas, trouxe o Festival de Ópera, que é algo até pouco valorizado dentro do estado, mas que nos projetou muito no exterior”.
Leia mais:
Lula sobre Amazonino: “Se dedicou à vida pública até o fim”
URGENTE: Aos 83 anos, morre Amazonino Mendes
Durante a entrevista, Michiles e os jornalistas Alex Braga e Ananda Chamma relembraram obras e realizações das administrações de Amazonino no governo do estado e na prefeitura de Manaus. Ele disse:
“Para fazer a obra que fez, Amazonino não podia ser alguém mesquinho. Ele tinha a marca da generosidade, da grandeza. Queria justiça para o povo, oferecer oportunidades. Quando jovem, ele enfrentava o sistema da época e era esquerdista naquele tempo. Ele via a necessidade que o povo tinha. Era uma pessoa com talento, coragem e um nível intelectual muito acima da média.
Era esquerdista porque batia no coração dele a vontade de ajudar, de levar justiça e oportunidade às pessoas de onde ele veio, seja de Eirunepé ou do internato em Tefé. Era isso que pulsava no coração de Amazonino: usar a sua inteligência e a oportunidade que teve para servir e ser útil ao povo”.
A entrevista completa com Humberto Michiles pode ser assistida aqui.