O amazonense ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Mauro Campbell Marques, participou da solenidade de posse do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, nesta terça-feira, 16, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O evento aconteceu na sede da corte, em Brasília.
O primeiro a fazer o discurso, foi o ministro Mauro Campbell, corregedor da Justiça Eleitoral, responsável pela fiscalização de eventuais ações referentes a irregularidades da propaganda eleitoral nas eleições de 2022. Mauro também é autor pelo inquérito administrativo que apura os ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral e que foi abastecido com informações de inquérito do STF.
O magistrado ressaltou o caráter técnico de Moraes, a atuação do TSE para garantir a democracia brasileira e disse que o Judiciário brasileiro está ao lado do novo presidente da Corte em sua nova jornada.
“Atravessamos montanhas e planícies em nossa história recente. Aprendemos com nossos próprios erros e não podemos ter a ilusão de que fraturas podem ser recompostas sem dor e sofrimento. Nesses 200 anos de independência política do Brasil, é preciso nunca esquecer das experiências negativas de um passado conturbado. Mas também não podemos deixar de lado o otimismo, tão caro à nossa gente”.
Quem é Mauro Campbell?
Mauro Campbell Marques é natural de Manaus (AM), graduado em Direito pelo Centro Universitário Metodista Bennett (Unibennett) em 1985, foi promotor e procurador de Justiça no estado e ocupou por três vezes o cargo de procurador-geral de Justiça. Mauro integra o STJ desde junho de 2008. Atualmente é responsável pela fiscalização de eventuais ações referentes a irregularidades da propaganda eleitoral nas eleições de 2022.