29.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

Amazonas anuncia potencial energético para economia verde em nível global

Publicado em:

- Anúncio -

Para atrair investimentos em matrizes econômicas sustentáveis para o Amazonas, o governo do Estado anunciou o calendário de divulgação do seu potencial energético, em âmbito mundial. Nesta quinta-feira (07/03), o vice-governador Tadeu de Souza fez a abertura da conferência de negócios Amazonas Óleo, Gás e Energia 2024, no Centro de Convenções Vasco Vasques, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

Promovida pela Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a conferência se notabiliza como o primeiro evento do setor deste ano no Brasil. Durante dois dias, as principais empresas de óleo, gás e energia estarão reunidas no evento.

Aos participantes, o vice-governador enfatizou que o Amazonas é líder nacional de produção de gás natural em terra e, portanto, exerce papel central dentro da estratégia nacional de segurança e transição energética. De acordo com Tadeu de Souza, a conferência é parte dos esforços da gestão Wilson Lima em promover a diversificação econômica para concentrar investimentos nos municípios do interior.

“Isso é uma demonstração desse ‘ímã de atração’ que é, hoje, o estado do Amazonas. Isso é importante para quem vive aqui, é importante para a gente fazer a diversificação da cadeia dos empregos e, acima de tudo, interiorizar a atividade econômica. O impacto na qualidade de vida e bem-estar de quem está no interior é muito grande com o desenvolvimento dessas novas cadeias produtivas”, ressaltou.


Leia mais:

Governo do Amazonas entrega equipamentos e veículos a municípios para combater arboviroses

Governo do Amazonas assina termo de adesão ao Conselho Gestor do Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões


Ainda segundo o vice-governador, o Amazonas pode contribuir para a descarbonização da indústria nacional a partir do gás natural produzido no Estado, por exemplo, e oferece incentivos fiscais e políticas específicas para este fim. O secretário de Estado de Mineração, Ronney Peixoto, afirmou que o encontro pretende aumentar a visibilidade do setor no Amazonas em âmbito nacional e internacional.

“O Amazonas está abrindo uma série de eventos de óleo e gás no Brasil. Nós temos muitas perspectivas de crescimento, sobretudo na área de energia e gás. O foco são as pessoas, levar melhoria de qualidade de vida para as pessoas”, frisou.

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza. (Foto: Divulgação/Secom)

O evento

A programação do Amazonas Óleo, Gás e Energia 2024 inclui um total de 13 painéis e mesas redondas envolvendo temas como: exploração, produção, transporte e distribuição de petróleo e gás; refino de petróleo; inovação; conceito ESG; transição energética; empregos e empreendedorismo.

Cenário promissor

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o Amazonas é o único Estado da região Norte com atividades petrolíferas. Além disso, possui a maior reserva de gás em terra do país, com aproximadamente 40 bilhões de metros cúbicos de poços já provados e potencial para alcançar 100 bilhões de metros cúbicos.

Desde 2019, o Governo do Estado atua com diferentes medidas para impulsionar o mercado de gás natural. Em 2021, a partir da sanção da Lei do Gás pelo governador Wilson Lima, houve a quebra do monopólio do mercado de gás no Amazonas, que ganhou competitividade e atraiu investimentos privados sem precedentes.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
TV Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -