Alessandra Campêlo sobre a defesa da mulher: “Precisamos de mais vozes”

Alessandra Campelo participa do programa Tribuna Livre – (Foto: Rede Onda Digital).
A deputada estadual Alessandra Campêlo (Podemos) defendeu mais representatividade feminina na política durante entrevista ao programa Tribuna Livre, da Rede Onda Digital, nesta segunda-feira (31/3).
Ela ressaltou a necessidade de equilíbrio na ocupação de cargos públicos e a importância de mais vozes femininas no Legislativo.
“A gente é a maior parte da população! O certo, o justo, o democrático seria as mulheres ocuparem a metade do parlamento […] a defesa da mulher é algo que precisa de mais vozes”, afirmou Alessandra Campêlo.
A deputada tem se destacado na luta pelos direitos femininos e pela inclusão de mais mulheres na política.
Veja o trecho da entrevista:
“A defesa da mulher precisa de mais vozes”, diz Alessandra Campêlo pic.twitter.com/78jelMEBcp
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) March 31, 2025
Saiba mais:
- Lula planeja “happy hour” com líderes partidários em abril, diz site
- Janja vira alvo de críticas após viagens internacionais: “Nasceu para viajar e namorar em Paris”
Trajetória política de Alessandra Campêlo
Natural de Manaus (AM), Alessandra Campêlo é jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e possui pós-graduação em Planejamento Governamental e Orçamento Público pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Além disso, é policial civil concursada e tem uma trajetória marcante na política amazonense.
A deputada foi eleita pela primeira vez em 2014, com 25.361 votos, sendo a única mulher a conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas naquele ano. Durante seu mandato, se destacou por sua atuação na defesa das mulheres e pela apresentação de propostas legislativas voltadas para a equidade de gênero.

Em 2018, foi reeleita com 23.859 votos, exercendo seu segundo mandato até fevereiro de 2021, quando se licenciou para assumir a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) a convite do governador Wilson Lima. Na Seas, teve atuação relevante no combate às consequências sociais da pandemia da Covid-19, incluindo a implementação de auxílios emergenciais e programas socioassistenciais.
Compromisso com causas sociais
De volta à Assembleia Legislativa em abril de 2022, Alessandra Campêlo segue com pautas prioritárias voltadas para mulheres, famílias, idosos, crianças e adolescentes. Também trabalha no fortalecimento da assistência social, juventude e cultura, além da destinação de emendas parlamentares para áreas essenciais como saúde, educação e segurança.

Nas eleições de 2022, foi reeleita para o terceiro mandato com 48.533 votos, sendo a quarta mais votada entre os 24 parlamentares eleitos pelo Amazonas. A posse aconteceu em 1º de fevereiro de 2023, reforçando seu compromisso com a defesa das minorias e a melhoria das condições sociais no estado.
Nova direção do futebol feminino no Amazonas
Demonstrando sua versatilidade e compromisso com o incentivo ao esporte feminino, Alessandra Campêlo também assumiu um novo desafio. Em janeiro deste ano, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) anunciou sua nomeação como a nova diretora do futebol feminino, cargo onde pretende promover melhorias na modalidade e ampliar oportunidades para as atletas amazonenses.


Leia mais em Política

Bastidor: Elan Alencar deve disputar vaga na Aleam em 2026
05 de set. de 2025

Mercosul: Lula reforça acordo com a União Europeia em ligação com Ursula von der Leyen
05 de set. de 2025

Políticos do AM celebram dia da Amazônia e elevação do Estado nesta sexta
05 de set. de 2025

Entre leis e críticas, Cabo Maciel busca consolidar presença política
05 de set. de 2025

Moraes pede sessão extra no STF para julgar Bolsonaro e aliados
05 de set. de 2025

Em prisão domiciliar, Bolsonaro pede a Moraes visita de vice-presidente do PL
05 de set. de 2025