O vereador William Alemão (Cidadania) esteve hoje no estúdio da Onda Digital para o programa Fiscaliza Geral. Ele conversou sobre a sua grande pauta, o incentivo ao turismo em Manaus e no Amazonas com os jornalistas Alex Braga e Ananda Chamma. Veja abaixo os principais destaques da entrevista.
Leia mais:
Prefeito de Borba promete agredir fisicamente vereadora
Vereador Jaildo: “Sou candidato à presidência da CMM”
Alemão falou sobre a atuação da Prefeitura de Manaus no sentido de estimular a área do turismo:
“Para incentivar o turismo na nossa capital, tenho batido na tecla da divulgação. Perdemos um turismo de negócio com a pandemia. Depois dela, a quantidade de reuniões virtuais aumentou, e perdemos um grande número de turistas. Então, nosso diferencial são os rios e a Amazônia, precisamos divulgar isso em feiras e para os outros estados e países”, disse.
O vereador também ressaltou que atualmente está sendo desenvolvido um trabalho para aumentar a Guarda Municipal, o que consequentemente deve garantir uma maior segurança para a população, assim como para quem visita a capital amazonense. Ele também enfatizou a necessidade de revitalizar alguns pontos históricos.
“revitalização como do antigo Mirante da Embratel, o Porto das Lajes que é um berçário natural. Isso vai mudar toda a região, que ficou abandonada por décadas. Além disso, temos o projeto de colocar os antigos leprosários como pontos turísticos. Então temos que ter investimento e uma política voltada para novos negócios.
Alemão também falou sobre o orçamento da prefeitura destinado ao turismo. Segundo o vereador, essa verba equivale a menos de 1% do total. Ele cobra que haja mais divulgação em propaganda e marketing, o que deve atrair mais turistas a Manaus.
O orçamento da Prefeitura para o turismo, no momento, é de 0,046%. Algo em torno de R$ 3 milhões e 900 mil na cidade de Manaus. Como ideal, as grandes empresas colocam 3% do seu faturamento em propaganda e marketing externo. Temos um orçamento grande na Secom, mas essa divulgação é mais interna, para dentro da cidade. Precisamos colocar, para a parte de divulgação de turismo de Manaus, algo em torno de 3%. Isso representaria uns R$ 160 milhões, e não precisa ser algo ad eternum. Precisamos de um choque para provocar um boom turístico. Aí, poderíamos fazer toda a parte de treinamento, embelezamento dos pontos turísticos e segurança”.
Alemão também afirmou ser veementemente contrário à possibilidade de reeleição do atual presidente da Câmara Municipal de Manaus, o vereador David Reis (Avante). A entrevista completa do vereador pode ser assistida aqui.