Nos dias 23 e 24 de maio, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) será o palco do II Seminário de Segurança Inovadora. O evento reunirá especialistas em segurança pública de todo o Brasil para discutir e compartilhar casos de sucesso na área. O seminário é direcionado a profissionais e estudantes de segurança pública e áreas correlatas.
O evento começa às 8h desta quinta-feira (23), no auditório Belarmino Lins, da Assembléia Legislativa do Amazonas. As inscrições são gratuitas.
A primeira edição do seminário, realizada em agosto de 2023, contou com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça a Tabatinga para dialogar com os prefeitos do Alto Solimões. Este ano, o evento focará em experiências viáveis para a implementação na Amazônia, especialmente no Amazonas, região que enfrenta altos índices de violência.
Saiba mais:
- Vereador Sassá reforça desafio de prefeito para Aleam devolver PMs lotados às ruas
- Aleam aprova PL que exclui governadores interinos de utilizar segurança do Estado após mandato
Durante os dois dias do seminário, serão discutidos temas como planejamento do espaço urbano e design ambiental, municipalização de ações de segurança, combate ao crime organizado e aos narconegócios e capacidade de resposta rápida em casos de calamidades.
Dan Câmara, presidente da Comissão de Segurança Pública da Aleam e promotor do simpósio, destacou a importância da participação de especialistas locais:
“Precisávamos trazer esse conhecimento da realidade amazonense e amazônica para as discussões. Por isso, convidamos autoridades estaduais, como o secretário de estado de segurança pública, coronel PM Vinicius Almeida, e o promotor Igor Starling, do Ministério Público estadual. Será uma oportunidade de questionar as ações públicas e entender a dinâmica que as move”.
O deputado Comandante Dan também mencionou o apoio significativo do deputado Roberto Cidade, presidente do legislativo estadual, na realização do evento:
“Deputado Roberto Cidade se tornou um aliado da segurança pública e nos concede todo o apoio à realização da empreitada”.
Inscrições
O evento já conta com mais de 400 inscritos de diversos segmentos, incluindo segurança pública, defesa, academia e interessados no tema. As inscrições e a programação completa do seminário estão disponíveis na plataforma Sympla, clicando aqui.