Nesta segunda-feira (10/2) ocorreu a abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Manaus (CMM). A solenidade marca o início oficial das atividades do parlamento para o ano de 2025. Além dos 41 vereadores que compõem a legislatura, o evento contou com a presença de autoridades e convidados. E é nesse ponto que vamos destacar.
A mesa de abertura foi composta pelo presidente da Casa, vereador David Reis (Avante); vice-governador, Tadeu de Souza (Avente); presidente da OAB/AM, Jean Cleuter; superintendente da Suframa, Bosco Saraiva; dentre outras autoridades.
Neste caso, vamos abordar primeiramente os representantes dos Poderes que não compareceram, figuras politicamente fortes.
O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), optou por realizar uma nova vistoria na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM). Quem o representou foi o vice-governador, Tadeu de Souza, por quem o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) tem muito apreço. Não é de hoje que Tadeu surge em eventos voltados à gestão municipal. Sua imagem vem sendo saturada em pautas da prefeitura.
![O governador Wilson Lima realizou, nesta segunda-feira (10/02), uma nova vistoria na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM).](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Hospital-Francisca-Menedes-Fotos-Diego-Peres-3-1024x682-1.webp)
Os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Eduardo Braga (MDB-AM) não estiveram na solenidade. A ausência da dupla é justificável, afinal de contas, os trabalhos no Congresso Nacional, em Brasília, já começaram.
Braga, publicou em seu perfil no Instagram, um compilado dos vereadores do MDB, falando da solenidade e expectativas dos trabalhos na CMM.
Ver essa foto no Instagram
Os congressistas estiveram na posse dos vereadores, no dia 1º de janeiro. Conversaram com a imprensa e demonstraram um sinal amistoso diante de tantas repercussões envolvendo seus nomes para a corrida eleitoral de 2026.
Saiba mais:
VÍDEO: David Almeida diz que vai cobrar Governo do AM por investimentos em Manaus
David Reis fala sobre concurso da CMM: “Vamos lutar para que possa ser efetivado”
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), deputado Roberto Cidade (UB), não compareceu, quem representou a casa legislativa estadual foi o deputado estadual Adjuto Afonso (UB), primeiro vice-presidente da Aleam. Em um post nas redes sociais, Adjuto ainda parabenizou o filho, o vereador líder do União Brasil na CMM, Diego Afonso, pela continuidade no mandato.
Ver essa foto no Instagram
“É com muita alegria que represento a Assembleia nesse evento no Parlamento Municipal. É um momento muito importante para a cidade de Manaus. Semana passada foi no Parlamento Estadual. O ano começou e os trabalhos também. Seguimos firmes com o compromisso de fazer o melhor para a nossa gente. Desejo votos de sucesso ao Parlamento Municipal”, afirmou Adjuto Afonso, na abertura das atividades.
No domingo (9/2), Cidade estava ativo nas redes sociais, chegando a publicar seu café da manhã. Será que a refeição não caiu bem?
![Roberto Cidade em seu dia menos caboquinho](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Captura-de-tela-2025-02-10-151553-png.webp)
Um nome que circula como possível secretária de Estado, da pasta de Proteção e Bem-Estar Animal, Joana Darc, deputada estadual pelo União Brasil, marcou presença em razão do marido, Aldenor Lima (UB), eleito vereador de Manaus. Porém, um registro publicado pelo prefeito da capital amazonense remeteu a frase: ‘Uma imagem vale mais que mil palavras’. A proximidade de Joana é vista como algo “intimidador” para o governador do Estado, tendo em vista o cargo na secretaria Animal.
![Joana Darc posa com prefeito de Manaus e chama a atenção.](https://redeondadigital.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Captura-de-tela-2025-02-10-151036-png.webp)