Nessa terça-feira (11/06), pré-candidato à Prefeitura de Manaus, deputado estadual Roberto Cidade (UB), publicou um video em sua conta no Instagram onde enfatizou a necessidade de melhorar o atendimento de saúde na cidade.
No vídeo, Roberto criticou a falta de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas em Manaus.
“Doença não tem hora pra acontecer. Quando seu filho fica doente no meio da noite com uma febre, você tem que sair correndo atrás de um atendimento médico. Só que aqui em Manaus, quem não tem plano de saúde fica no desespero. A prefeitura não tem nenhuma unidade básica de saúde funcionando à noite. Zero!”, afirmou o deputado.
Segundo ele, atualmente, todas as UBSs da prefeitura de Manaus encerram suas atividades à noite, deixando a população com apenas uma opção: procurar emergências hospitalares já sobrecarregadas.
“A única alternativa é ir para uma emergência de hospital, que na maioria das vezes está lotada, e seu filho com febre tem que disputar vaga com quem sofreu um acidente grave”, criticou.
Saiba mais:
- Roberto Cidade desconversa sobre escolha do seu vice-prefeito: “Está muito cedo”
- Alberto Neto critica sistema de saúde de Manaus:”Você viver numa prefeitura corrupta, é isso que acontece”
Para solucionar este problema, Roberto Cidade anunciou a criação de 12 novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionando 24 horas, todas equipadas com pediatria, como proposta de governo do seu primeiro ano de sua gestão como prefeito.
“Eu montei um grupo de trabalho com alguns dos melhores especialistas em saúde. E juntos nós definimos uma meta, criar redes de saúde familiar no meu primeiro ano como prefeito”, disse.
Cidade acredita que essa iniciativa será um passo importante para desafogar o atendimento emergencial nos prontos-socorros do Estado.
“Essa estrutura não vai resolver tudo, mas já vai melhorar bastante. E, a partir dela, a gente vai botar o sistema de saúde de Manaus em pé”, disse.