A atividade legislativa da bancada amazonense em 2023 rendeu a apresentação de 232 Projetos de Lei (PLs) na Câmara Federal, o que representa apenas 4,3% do total de projetos indicados pelos parlamentares da casa.
No entanto, chama atenção a diferença da atuação entre novatos e veteranos da bancada do Amazonas. Enquanto o grupo que estreiou em Brasília este ano (Adail Filho, Saullo Viana e Amom Mandel) apresentou 147 PLs, os mais antigos apresentaram 85.
Saiba mais:
Lula continua coordenando nossas ações durante o recesso, diz Pimenta
Parlamentares da bancada amazonense celebram decisão do STF favorável à ZFM
Este número equivale a quase totalidade dos projetos apresentados pelo deputado Amom Mandel (Cidadania) que, em seu primeiro mandato, assinou 84 PLs, sendo o recordista da bancada amazonense.
Na contramão de Amom está o decano Átila Lins (PSD). Esta, que é a nona legislatura seguida em que o parlamentar exerce o mandato, contou com apenas um Projeto de Lei. No PL, Átila aparece como um dos parlamentares que o subscreveu.
O único PL (4994/2023) que consta a participação do decano tem a autoria do deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), que trata sobre o reconhecimento da rodovia BR-319 como “infraestrutura crítica, indispensável à segurança nacional e estabelece a garantia de sua trafegabilidade nas condições que especifica”.
De acordo com o site oficial da Câmara dos Deputados, a atividade legislativa da bancada amazonense segue o seguinte ranking:
- Amom Mandel (Cidadania) – 84 PLs
- Capitão Alberto Neto (PL) – 54 PLs
- Fausto Jr (União Brasil) – 25 PLs
- Saullo Viana (União Brasil) – 22 PLs
- Adail Filho (Republicanos) – 16 PLs
- Sidney Leite (PSD) – 10 PLs
- Silas Câmara (Republicanos) – 10 PLs
- Átila Lins (PSD) – 1 PL