Durante o mês de abril, das 13 sessões plenárias que aconteceram na Câmara Municipal de Manaus (CMM), somente uma o vereador David Reis (Avante) presidiu do início ao fim, conforme o levantamento realizado pela Rede Onda Digital.
O presidente da CMM realizou a abertura e encerramento dos trabalhos somente na sessão plenária do dia 28 de abril deste ano, que aconteceu em uma segunda-feira.
Vereadores revezaram as presidências das sessões na “ausência” de Reis. Dentre eles Aldenor Lima (União Brasil), 2° Secretário; Dr. Eduardo Assis (Avante), 3° Vice-presidente; Gilmar Nascimento (Avante), Corregedor; Jander Lobato (PSD), 1° Vice-presidente; Raulzinho (MDB), 2° Vice-presidente; e Prof. Samuel (PSD), Secretário-geral.
Em cerca de cinco sessões, David Reis apenas deu início aos trabalhos, ou seja, só realizou a abertura da mesa e, logo em seguida, outros vereadores presidiram a sessão.
Sendo nessas datas: Dia 01 (terça-feira) onde a sessão terminou com Raulzinho; dia 02 (quarta-feira) terminou com o Prof. Samuel; dia 09 (quarta-feira) terminou com Jander Lobato; dia 15 (terça-feira) Jander Lobato deu continuidade e a sessão foi encerrada com Raulzinho, e dia 30 (quarta-feira), Gilmar Nascimento seguiu com os trabalhos e Aldenor Lima encerrou a sessão.
O campeão desses nomes que substituem David Reis é Jander Lobato, que esteve em 7 sessões plenárias. Ele presidiu duas do início ao fim, do dia 07 e 08 de abril, segunda e terça-feira, respectivamente. As demais ele seguiu ou terminou com os trabalhos.
No dia 14 de abril, Dr. Eduardo Assis começou a sessão que foi encerrada por Jander Lobato; no dia 16 de abril, Raulzinho deu inicio aos trabalhos e Aldenor Lima terminou; na sessão do dia 22 de abril, Raulzinho começou, Prof. Samuel seguiu e novamente Raulzinho retorna e termina.
Saiba mais:
Fusão PSDB e Podemos acende cenário para fortalecimento em 2026
VÍDEO: “Sou um democrata”, responde Omar Aziz ao ser perguntado se é de esquerda
Para a conclusão dessa reportagem e trazer mais transparência sobre as atividades legislativas dos vereadores à população, o mapa de frequência do mês de abril deste ano foi computado no sistema da casa legislativa apenas nesta segunda-feira (12/5). Procurada pela Rede Onda Digital, a equipe de comunicação da CMM não tinha respondido a previsão para a publicação dessa informação. Na transparência, o documento informa que foi protocolado no dia 30/4.
Um dado discrepante, do que é apresentado na apuração jornalística, está no mapa de frequência do mês de abril de 2025, quando David Reis apresenta somente duas faltas justificadas como AJ2 (Motivo de caso fortuito ou força maior), em uma quarta-feira, dia 16/4, e AJ4 (Substituição interina do Chefe do Executivo Municipal), no dia 23/4, quarta-feira, em que substituiu interinamente o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
No mapa, apresentado pela transparência, somente o dia 21 de abril não foi contabilizado, por se tratar do feriado nacional de Tiradentes.
A pesquisa aconteceu com base nas transmissões ao vivo das sessões plenárias da casa legislativa comparando o início, meio e fim das mesmas e registrando todo o processo por meio de um vídeo.
Confira:
De 13 sessões plenárias, David Reis preside até o fim apenas uma na CMM pic.twitter.com/ajPJkLPErX
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 2, 2025
Para melhor entendimento, segue como ficou a presidência das sessões plenárias, com base nas gravações das sessões:
- 01/04: David Reis inicia e Raulzinho termina;
- 02/04: David Reis inicia e Prof. Samuel termina;
- 07/04: Jander Lobato preside a sessão;
- 08/04: Jander Lobato preside a sessão;
- 09/04: David Reis inicia e Jander Lobato termina;
- 14/04: Dr. Eduardo Assis inicia e Jander Lobato termina;
- 15/04: David Reis inicia, Jander Lobato dá continuidade até Raulzinho terminar sessão;
- 16/04: Raulzinho inicia e Aldenor Lima termina;
- 22/04: Raulzinho inicia, Prof. Samuel dá continuidade até Raulzinho retomar e terminar sessão;
- 23/04: Jander Lobato inicia e Aldenor Lima termina;
- 28/04: David Reis preside sessão do início ao fim;
- 29/04: Jander Lobato inicia, Aldenor Lima dá continuidade até passar para Raulzinho e voltar para o Aldenor encerrar a sessão;
- 30/04: David inicia, Gilmar Nascimento dá continuidade até Aldenor Lima terminar sessão.
Vale lembrar que a ação de David Reis não é considerada ilegal ou infringe as normas ou regras impostas pela casa legislativa, conforme o Art. 25 do Regimento Interno da Câmara de Manaus.
Art. 25. “Sempre que tiver de se ausentar, o Presidente transmitirá o exercício do cargo ao seu substituto legal, na respectiva graduação hierárquica, ou ao Vereador mais idoso, quando for o caso”.