Policiais militares da 8ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foram filmados mandando moradores retirarem câmeras de segurança de uma casa localizada na Zona Oeste de Manaus. O caso aconteceu na Sexta-feira Santa (29/3), e o momento foi gravado por câmeras do circuito interno da casa.
No vídeo, é possível ver policiais passam pela rua buscando identificar câmeras instaladas nas casas. Um dos agentes bate em uma residência e entra. Logo em seguida, outro policial também adentra no local.
Um dos policiais, em seguida, manda que os donos da casa retirem as câmeras em até 1 hora, caso contrário seriam presos. Veja abaixo:
📌Policiais militares ordenam que moradores retirem câmera de segurança, em Manaus pic.twitter.com/AOAA2UZGVN
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 1, 2024
Leia mais:
Em Manaus, policial militar reformado é condenado a oito anos de reclusão por roubo
Equipes da PM prendem dois foragidos da Justiça em Manaus
No vídeo, o PM diz:
“Quem é o dono da casa? Quem é o dono da casa? Como que é o nome dela? Por que vocês ficam dando pra vagabundo isso aqui? Porque vocês ficam dando pra vagabundo, essas câmeras aí? É? É mesmo? Vocês têm um dia pra tirar esse ca***** daqui, um dia, se não vou arrebentar toda a cara de vocês, ‘tá’ ouvindo, filho da p***? Tá?! E agora, vou voltar daqui uma hora. Se essa po*** tiver aqui vou levar todos vocês presos, tá? Vocês tão dando pra vagabundos, tá?! Vocês sabem disso. Eu te disse, está ciente. Tira essa porra agora!”
Em nota, a PM se pronunciou sobre o caso, informando que a equipe da 8ª Cicom estava atendendo a denúncias de moradores, que teriam dito que criminosos estariam instalando câmeras de segurança em residências da área, com o intuito de monitorar a rotina das equipes policiais.
Quanto à ação no vídeo, a PM diz que vai apurar “possíveis excessos cometidos nessa ocorrência e que preza pelo respeito mútuo entre a população e seus agentes, no trabalho de garantir a segurança pública da sociedade”.
Leia a nota da PMAM na íntegra abaixo:
A Polícia Militar do Amazonas informa que a equipe da 8ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) atendeu denúncias de moradores, informando que câmeras de segurança estão sendo instaladas em residências, com o intuito de monitorar a rotina das equipes policiais para facilitar a execução de atividades criminosas.
Ainda segundo denúncias, entre essas atividades, estariam possíveis ataques contra a integridade física dos policiais militares, que fazem patrulhamento naquela região e já sofreram atentados como o registrado em dezembro de 2023, quando uma viatura da 8ª Cicom foi alvo de disparos por criminosos.
A corporação ressalta ainda que irá apurar possíveis excessos cometidos nessa ocorrência e que preza pelo respeito mútuo entre a população e seus agentes, no trabalho de garantir a segurança pública da sociedade.