Na tarde dessa terça-feira (30/07), um homem que não teve o nome divulgado agrediu com um soco no rosto um guarda municipal durante uma abordagem no Parque Cidade da Criança, no Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.
De acordo com informações preliminares, o homem foi flagrado com entorpecentes perto da entrada do parque e, ao ser abordado, teria ofendido e ameaçado uma guarda municipal feminina.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o homem resiste à abordagem e agride com um soco o guarda.
Veja o vídeo:
Saiba mais:
Foragido da Justiça, chefe de facção criminosa é preso em Rio Preto da Eva
Tráfico de drogas: dois homens são presos e adolescente é apreendido em Manaus
Para conter a agressão, a guarda feminina que está ao lado usa um dispositivo de choque contra o homem, que cai ao chão e é imobilizado. Ele foi encaminhado ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) juntamente com o entorpecente apreendido.
Em nota, a Prefeitura de Manaus informou que tomou conhecimento do vídeo e relatou que ao ser abordado por uma guarda municipal feminina, o homem teria a ofendido com xingamentos misóginos e depreciativos. Além disso, o suspeito também teria ameaçado cometer violência sexual contra a guarda.
Em ato contínuo de agressão e resistência à abordagem, desferiu um soco no rosto de outro Guarda Municipal durante a tentativa de imobilização. Para repelir a agressão, a guarda feminina usou o dispositivo de choque para que o indivíduo pudesse ser imobilizado, a fim de resguardar a segurança dele e dos guardas”, contou.
A prefeitura acrescentou ainda que, desde 2021, o efetivo da Guarda Municipal de Manaus vem passando por um processo de reestruturação e modernização.
Ao contrário de armas de fogo, que podem ser letais, as armas de choque elétrico são projetadas para serem não letais, reduzindo o risco de ferimentos graves ou morte sendo usadas para abordagens que necessitam de incapacitação momentânea do agressor para que seja imobilizado de maneira mais rápida e segura”, explicou.