Durante a madrugada deste sábado (4/01), a Polícia Militar, com apoio de outras forças de segurança, como o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), realizou a Operação “Rolezinho” com o objetivo de combater práticas criminosas que têm gerado caos no trânsito e colocado em risco a vida de motoristas e pedestres.
Durante a ação, realizada nos bairros Japiim, na zona Sul, e Alphaville, na zona Leste, 32 motocicletas foram apreendidas por diversas infrações de trânsito. A operação tem como foco restabelecer a ordem nas vias e coibir o comportamento imprudente de condutores que frequentemente realizam manobras arriscadas e alteram a paz pública.
VÍDEO: Motorista atropela dois criminosos e impede assalto no trânsito de SP
Cerca de 325 veículos, entre motocicletas e carros, foram fiscalizados pelas autoridades. As 32 motocicletas apreendidas apresentavam diversas infrações, incluindo a falta de documentação e outras irregularidades. Além disso, 13 motos foram encontradas sem placas de identificação e seis carros de passeio também tiveram os veículos removidos por irregularidades semelhantes.
“O objetivo dessa operação são aquelas pessoas que se aglomeram para promover a baderna no trânsito de Manaus, e que utilizam das suas motocicletas com adulterações, descarga livre, sem retrovisor, para que possamos dar maior segurança viária e inibir a contravenção do Código de Trânsito Brasileiro (CBT)”, disse o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Wendell Waughan.
O coronel Algemar Teixeira, secretário da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), destacou a relevância da colaboração entre as diversas secretarias de segurança pública no combate aos chamados “rolezinhos” e nas ações para garantir mais tranquilidade à população. “As Forças de Segurança estão juntas para combater os “rolezinhos”, e consequentemente levando mais segurança para o Estado do Amazonas”, afirmou.
Outras infrações de trânsito, como a falta de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foram registradas. Ao todo, 21 motoristas não apresentavam o documento ou Permissão para Dirigir (PPD). Além disso, 19 condutores foram autuados por não usarem os equipamentos de segurança obrigatórios, 15 pessoas foram identificadas conduzindo veículos sem a devida autorização e 10 motoristas foram pegos em flagrante por dirigirem sob efeito de álcool.