A Polícia Civil de São Paulo prendeu três pessoas acusadas de aplicar o “golpe do chocolate fino”, uma fraude que envolvia a simulação de entrega de chocolates para fotografar as vítimas e acessar seus dados bancários por meio de reconhecimento facial.
As detenções aconteceram na quarta-feira (5/06) e nesta quinta-feira (6). As prisões ocorreram durante deflagração da Operação Capture desenvolvida por policiais da 3ª Delegacia DCCiber (Investigações sobre Violação de Dispositivos Eletrônicos e Rede de Dados).
As equipes cumpriram também mandados de busca e apreensão nos municípios de Praia Grande, no litoral sul de São Paulo, e de Guarulhos, na Grande São Paulo.
Os suspeitos acessavam dados bancários das vítimas e na sequência se apresentavam como entregadores de chocolates, solicitando uma foto das vítimas para confirmar a entrega.
Segundo a polícia, utilizando as imagens, os suspeitos acessavam aplicativos bancários que requerem biometria facial para realizar transações fraudulentas, incluindo empréstimos e saques.
Leia mais:
VÍDEO: Idoso é flagrado violentando égua no DF
Durante os mandados de busca e apreensão em um dos endereços, os policiais precisaram arrombar uma porta e flagraram um dos suspeitos tentando jogar o celular pela janela.
Na Praia Grande, a equipe entrou imóvel, onde apreendeu computadores e documentos. Os detidos responderão por estelionato e associação criminosa. As investigações sobre os fatos continuam.