Entre quinta-feira (16/01) e esta sexta-feira (17/01), seis homens foram presos por crimes distintos praticados em Manaus. A ação policial foi deflagrada por meio do 17º Distrito Integrado de Polícia (DIP), com apoio da 17ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) da Polícia Militar (PMAM).
Cinco prisões ocorreram em cumprimento a mandados, sendo elas: Eduardo Costa Gaspar, 29, e Valterlon Monteiro de Carvalho, 33, por roubo; Izaías Serrão de Souza, 27, por homicídio qualificado; Cristiano da Rocha Conceição, 40, por não pagamento de pensão alimentícia; e Edinelton Ramos de Sousa, 38, preso em flagrante por tráfico de drogas.
De acordo com o delegado Gesson Aguiar, titular do 17º DIP, as prisões são frutos de investigações que apuravam mandados de prisão em aberto. As diligências começaram a ser realizadas, resultando na captura dos infratores.
“Na manhã de quinta-feira, com o apoio da 17ª Cicom, realizamos as três primeiras prisões, e nesta sexta-feira, cumprimos mais três ordens judiciais, sendo um deles preso em flagrante. Essas capturas demonstram o compromisso da Polícia Civil em manter a ordem e retirar de circulação indivíduos que estão pendentes com a Justiça”, afirmou o delegado.
Procedimentos
Todos os seis indivíduos foram encaminhados para audiência de custódia e estão à disposição do Poder Judiciário.
Leia mais:
“Não imaginava que ele estivesse morto”, diz homem após desferir 17 facadas
Três pessoas estão desaparecidas em locais diferentes em Manaus
Outro caso
Na madrugada desta quinta-feira (16/01), a Força Tática apreendeu um revólver municiado, no bairro Cachoeirinha, na zona Sul da capital amazonense. Não houve prisão em flagrante durante ação policial.
Segundo a Polícia Militar Amazonas (PMAM), por volta das 00h30, os policiais militares realizavam patrulhamento na avenida Vitória, quando visualizaram dois homens em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação da viatura policial, a dupla fugiu para um conjunto de apartamentos.
Nenhum suspeito foi preso, mas durante diligências no local, os PMs encontraram um revólver calibre 32, que foi encaminhado ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Apreensões de arma de fogo
Em 2024, a Força Tática retirou de circulação 369 armas de fogo, de diferentes modelos e calibres. O número representa uma média de uma arma apreendida por dia.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.